A Cidade de Viseu vive, até 26 de Abril, dias plenos de música. A responsabilidade por tal animação é da 8ª edição do Festival de Música da Primavera , que este ano trouxe ainda a novidade do 1º Concurso Internacional de Piano , que irá decorrer entre 22 e 25 de Abril.

Resultado da parceria entre a Câmara Municipal de Viseu e o Conservatório de Música Dr. José de Azeredo Perdigão, este evento conta com uma programação diversificada, com concertos, masterclasses, concursos e muitos outros momentos de elevada qualidade musical.

Este 8º Festival apresenta como principais linhas programáticas a Música Antiga, Música Clássica e Música Contemporânea, trazendo a Viseu centenas de músicos de diferentes nacionalidades, prova incontestável do sucesso das edições anteriores, que lhe têm dado um cariz cada vez mais internacional. A isto não é alheio o trabalho de formação, desenvolvido pelo Conservatório Regional de Música de Viseu, em prol da educação/sensibilização do público de Viseu para a música clássica, factor importante que permitiu desenhar e organizar um Festival de Música muito focado na música clássica, o que reflete já um elevado grau de maturidade, tanto dos executantes como do público, referiu o Presidente da Câmara de Viseu no acto inaugural.

Ao longo de quase um mês, acontecerão dezenas de concertos que terão como palco vários cenários da cidade de Viseu, entre os quais a Sé, o Teatro Viriato, a Câmara Municipal, o Museu Grão Vasco ou o Solar do Vinho do Dão. Dos muitos participantes neste festival, deixamos aqui apenas algumas sugestões para os próximos dias:

Richard Galliano, França | Acordeão | Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu | 10 de Abril, às  21h30;

Johannes Brahms pela Orquestra Filarmonia das Beiras | Aula Magna do Instituto Politécnico Viseu | 11 de Abril às 21h30;

Cordis | Bruno Costa, Guitarra Portuguesa e Paulo Figueiredo, Piano | Montebelo Hotel e Spa | 11 de Abril às 19h00;

Sara Daneshpour, USA | Piano | Solar do Vinho do Dão | 15 de Abril às 21h30;

Concerto encerramento do Festival terá lugar a 26 de Abril e estará a cargo da Orquestra Juvenil de Viseu, constituída há cerca de meio ano por músicos de várias instituições da cidade e que conta com a participação do Coro de Câmara e do Coro Juvenil do Conservatório Regional de Música de Viseu.

Saiba tudo sobre a programação do 8ª Festival de Música da Primavera AQUI.

O diretor do Conservatório Regional de Música de Viseu e diretor artístico do Festival, José Carlos Sousa, informou que, para além de concertos pedagógicos destinados às crianças, terão lugar actuações em instituições como a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM) de Viseu, lares de idosos e Estabelecimento Prisional de Viseu, porque “a ideia é aproximar as pessoas da música e explicá-la. Queremos tornar a música acessível a todas as pessoas”. A reforçar esta intenção muitos dos espectáculos são gratuitos e os que são pagos não ultrapassam o valor de 5,00€.

Informação sobre a venda de bilhetes AQUI!

viseu_março

Fontes: http://primavera-viseu.pt/agenda/page/2/

http://linkviseu.pt/festival-da-musica-de-primavera-arranca-este-domingo/