III Edição Mercado do Vinho | 29 de Abril a 1 de Maio | Mercado da Vila, Cascais

“Vinhos de Verão” em destaque no Mercado da Vila de Cascais de 29 de Abril a 1 de Maio

Pelo terceiro ano consecutivo, o Mercado da Vila de Cascais organiza um evento totalmente dedicado ao Vinho. Com data marcada para o fim-de-semana de 29 de abril a 1 de maio, o destaque desta edição é a antecipação da época de calor, em que brancos, rosés e espumantes são o ex-libris à mesa. “Vinhos de Verão” é o tema do Mercado do Vinho em 2016, onde será possível conhecer, provar, degustar, comprar e experienciar várias combinações.

Com entrada gratuita e um espaço exclusivo de 750m², o Mercado vai reunir cerca de 40 produtores nacionais, diversos conceitos de restauração, provas comentadas e até um jantar temático servido pelo restaurante do Penha Longa Resort Hotel.

Sushi, mariscos e leitão serão algumas das opções gastronómicas possíveis para quem pretenda fazer uma refeição no Mercado por aqueles dias, com a vantagem de poder escolher o vinho de entre as várias dezenas disponíveis. Já os visitantes que procurem conhecer os néctares de forma mais aprofundada poderão assistir a provas comentadas na sexta-feira pelas 19 horas e domingo pelas 17 horas. Também no sábado há boas notícias para os interessados no tema, com uma “Iniciação à Prova de Vinhos”, pelas 18 horas.

A noite de sexta-feira, dia 29 de abril, será muito especial para quem opte por jantar no Mercado da Vila, com o restaurante do Penha Longa Resort Hotel a servir um manjar dos deuses acompanhado por vinhos únicos. A viagem dos paladares começa com ostras, caviar e camarão, passa por polvo e vitela e termina numa sobremesa que inclui “areias de cascais”. Ainda que apenas por uma noite, a viagem promete ser intensa. Com um custo de 60 euros por pessoa, as reservas podem ser feitas por mail [email protected] ou por telefone 214 815 700.

Como vem a acontecer, a CP associa-se ao Mercado da Vila e será possível os visitantes fazerem a viagem de ida e volta de comboio pelas linhas de Cascais, Sintra/Azambuja e Sado pelo preço de 2 euros. O cartaz e a programação actualizada do evento podem ser consultados na página de facebook do Mercado da Vila, em www.facebook.com/MercadodavilaCASCAIS.

Jantar do Mercado – Penha Longa Resort
Amuse Bouche – Ostras e caviar de bergamota

  • Espumante Luis Costa, Pinot Noir e Chardonnay, Bairrada

 

Entrada – Tártaro de camarão, cebolinho, chalota e avruga com fruto da paixão

  • Quinta dos Plátanos, Arinto, 2014, Lisboa

 

Peixe – Falso arroz de conquilhas e pimento doce fumado com tempura de patanisca de polvo

  • Quinta do Couquinho Rose, Touriga Nacional, 2014, Douro

 

Carne – Meloso de vitela confitado com Touriga Nacional, creme de espargos brancos fumado e salada de tomate fresco

  • Quinta da Ponte Pedrinha Reserva Tinto 2011, Dão

 

Pre-dessert – Nozes de cascais

  • Quinta do Poço do Lobo, Arinto, 1995, Beiras

 

Sobremesa –  Cremoso de lima e manjericão com biscoito de areias de cascais e gel de vinho do porto

  • Moscatel de Setúbal Joaquim Arnaud