No ano em que comemora 40 anos de carreira, Alceu Valença é homenageado pela Orquestra Ouro Preto com dois espectáculos únicos no Porto e em Lisboa.

O cantor e compositor pernambucanono estará em palco com o ensamble digirido pelo maestro Rodrigo Toffolo, no dia 19 de Janeiro, na Casa da Música e no dia 20, no Teatro Tivoli, com o espectáculo “Valencianas”, para apresentarem, pela primeira vez no nosso país, um trabalho baseado numa na adaptação ao formato sinfónico de uma selecção de temas de Alceu Valença.

Valencianas” explora as particularidades que tornam a obra do cantor um marco na história da música popular brasileira. Assim, a guitarra, o violão, o baixo eléctrico, a bateria e a percussão, dialogam com instrumentos típicos da sonoridade nordestina como a sanfona, a zabumba, a tampa de panela, a rabeca e o marimbau que, por sua vez, se unem a uma orquestra de cordas.

Valencianas” procura demonstrar a universalidade e a diversidade artística de Alceu Valença, ao mesmo tempo que propõe o diálogo entre a música erudita e a canção popular da sua obra.

De acordo com o maestro Rodrigo Toffolo, “o desafio é respeitar aquilo que torna a obra de Alceu Valença única. O espetáculo é grandioso e busca evidenciar a mestria do cantor e a nordestinidade inerente à sua obra, capítulo fundamental na história da música brasileira, que contribuiu, inclusive, para a ideia de MPB que temos hoje”.

O público vai poder assistir, ao vivo, no Porto e em Lisboa, à versão sinfónica de sucessos como “Anunciação”, “Tropicana”, “Girassol”, “Coração Bobo”,
“La Belle Du Jour” e “Sete Desejos”, mas também “Talismã”, “Porto da Saudade”, “Acende a Luz”, “Sino de Ouro” e “Ladeiras”.

Já Alceu Valença conclui: “Num mundo dominado pela indústria do entretenimento, onde tudo é dinheiro e há pouco sentimento, a música de orquestra é uma forma de transcendência. Este projecto representa uma nova vertente na minha carreira.”

Oiça AQUI o dueto que a fadista Carminho gravou com Alceu Valença, “Frevo”, no mais recente álbum do artista, “Amigo da arte”, lançado no início de 2014.

Não perca Alceu Valença, um artista completo, com uma riqueza cultural ímpar que deve descobrir e ouvir!

Preço dos bilhetes a partir dos 20,00 euros.

Os bilhetes estão à venda nos locais habituais e em Ticketline.pt