Se neste fim-de-semana, o desafiarem a ir ao Festival do Caracol e lhe disserem que este vai acontecer numa pequenina aldeia alva na planura alentejana… pois anime-se porque é totalmente verdade.

Começa hoje, 12 de Junho e prolonga-se até Domingo, dia 14, na Aldeia de Casa Branca, o 1º Festival do Caracol. Situada no fértil Vale do Freixo, junto à margem direita da ribeira de Almadafe e a doze quilómetros da Vila de Sousel, a Aldeia de Casa Branca transforma-se, nestes dias, na capital nacional do caracol, o que não é de estranhar, dado que a região é responsável por uma produção anual que ronda as 40 toneladas de caracóis e caracoletas, satisfazendo assim o apetite de milhares de portugueses por este petisco bem amado.

Bom, mas não pense que a festa se fica por aqui, porque na realidade as gentes da região levam a diversão muito a sério, até porque têm pergaminhos bem antigos a defender, já que neste ano de 2015 se comemoram os 500 anos do Foral Manuelino de Sousel.

O programa das festas por altura dos Santos Populares é vasto e tem toda uma tradição a defender, sobretudo porque aqui se realiza o Festival Nacional de Folclore que já vai na sua 14ª edição. Sousel acolhe assim ranchos folclóricos representativos do que melhor se faz no País e cujas actuações vão animar os foliões de Santo António, na noite de 13 de Junho, com as suas danças e cantares tão populares.

Deixamos-lhe aqui um cheirinho do muito que há para fazer ao longo destes três dias: de festas populares, ao Festival de Folclore, a uma caminhada “A passo de Caracol”, a uma visita à Exploração de Helicicultura “CaracoletaAlentejana”, a entrega de prémios “O melhor petisco de caracol” e ainda animação musical e discoteca com Dj set.

Saiba tudo sobre o programa completo do evento aqui.

 

caminhada02