Em Fevereiro, Sesimbra veste-se a rigor para receber mais um Carnaval. O programa é intenso, variado e para todos os gostos.

Na sexta-feira, dia 13, às 10h00, tem lugar o desfile dos estabelecimentos de educação e de ensino, que reúne centenas de crianças, na Quinta do Conde.

No sábado, às 11h00, decorre o Concurso Infantil de Fantasias de Carnaval na Fortaleza de Santiago e às 14h00, no Salão da Junta de Freguesia da Quinta do Conde. À tarde a Fortaleza recebe também o início das Cegadas, uma tradição centenária típica das zonas rurais.

Ainda no sábado, às 15h00, o desfile trapalhão anima a freguesia da Quinta do Conde; às 16h30 é a vez do grupo feminino de Afro-axê, Tripa Mijona, desfilar na marginal da vila, e à noite, a festa continua com o Trio Bigodes, dedicado ao antigo traje de carnaval, o Dominó.

No Domingo e Terça-feira, dias 15 e 17, a partir das 14h00, tem lugar o desfile das escolas de samba e grupos de axê, com centenas de participantes. Na tarde de 16, o cortejo de fantasias de palhaço, considerado um dos maiores do mundo, invade as ruas da vila e atrai centenas de foliões.

Ao longo da semana, a Sociedade Musical Sesimbrense, o Clube Sesimbrense e o Núcleo Sportinguista promovem os tradicionais bailes com música ao vivo. O Enterro do Bacalhau marca o fim dos festejos, na quarta-feira, dia 18.

Entre nesta grande festa e divirta-se no Carnaval de Sesimbra.

Outros destaques do programa:
Desfile de Palhaços – considerado um dos maiores do mundo, é sinónimo de diversão e muito humor. Com a participação de miúdos e graúdos, este corso assume-se desde 1999 como uma festa de carnaval para toda a família, uma vez que é habitual encontrarmos grupos de mascarados onde estão avós, filhos e netos. Neste desfile, para além dos palhaços, há todo um conjunto de gerigonças, como barcos com rodas, naves espaciais, triciclos com asas, que dão um outro colorido a um festejo com muitas surpresas, onde rir é obrigatório.

Cegadas – O concelho de Sesimbra é um dos poucos locais que ainda mantém viva a tradição das Cegadas, costume típico das zonas rurais, que se realiza há mais de cem anos. Estas manifestações carnavalescas retratam, de forma crítica, os acontecimentos mais marcantes da sociedade, ao estilo das antigas canções de escárnio e maldizer. Em regra, podem ter um caráter predominantemente dramático ou brejeiro, e são feitas por grupos de quatro, cinco ou seis elementos, todos homens, que cantam em verso.

Não deixe de se rir com estas divertidas sátiras, que durante os dias de Carnaval percorrem todo o concelho. A participação é gratuita.

ConcursoMascaras_CarnavalSE    Carnaval_Palhacos

Cegadas

http://www.cm-sesimbra.pt/pt/conteudos/areas/cultura/carnaval/