A próxima geração de humoristas da comédia portuguesa já cá mora e apresenta-se ao público, já a partir de amanhã, 5 de Maio, nos palcos do Cinema São Jorge, pelas 21h30, mostrando toda a sua garra, sentido de humor e muito “non sense”.

Por Palmas” é o nome deste festival que promete revolucionar “o status quo” da comédia nacional. Serão 6 dias de Stand Up Comedy, 6 espetáculos diferentes, 6 semanas a fazer doer as bochechas de tanto rir, de quem for assistir.

Este evento, que se vai realizar ao longo deste trimestre – 5 e 6 de Maio, 3 e 4 de Junho, 9 e 10 de Julho – reúne alguns dos mais jovens e promissores grupos de comédia portugueses.

A 5 Maio, dia da estreia do festival, sobem ao palco os Noite Afrikana, grupo do qual fazem parte Duarte Correia, Nuno Mesquita e Miguel Neves. Pelo que sabemos “nenhum deles vai sóbrio para o palco…talvez porque o espectáculo que apresentam desafia as leis da fí­sica! E mais não dizemos, compete-lhe a si descobrir.

A 6 de Maio o espectáculo está a cargo dos Rebanho de Gambas, que se assumem como “o mais recente, bonito e arrojado grupo de comédia destas bandas e não o nome de um restaurante gourmet.” A especialidade destes 5 marmanjos é mais confecionar piadas, dado que além de humoristas são também argumentistas e dão pelos nomes de Diogo Abreu, Pedro Sousa, Pedro Durão, João Pereira e Diogo Faro, que ao longo de 2 anos, 7 meses e 12 dias já actuaram um por pouco por todo o país. A não perder porque este grupo sabe fazer um pouco de tudo, até imitar animais!

A 3 de Junho o Por Palmas inicia o segundo capítulo desta primeira edição do festival e abre as cortinas com os Planeta Fluffen. Sexteto de humoristas, argumentistas, guionistas e trapezistas, formado por David Azevedo, Hugo Marques, Luís Coelho e Joaquim Teixeira. Estes meninos fazem um pouco de tudo, tipo “canivete Suiço ou até “Bimby do humor”. Tocam, fazem stand up, sabem fazer truques com bolas e pinos e têm uma enorme vantagem, que é terem um aspeto muito limpo e educado. Raro, nos dias de hoje!.

Esta etapa de Junho encerra no dia 4, com uma noite verdadeiramente negra, fruto da actuação dos “Overdose“,  filhos de Belzebu. Rui Cruz e Paulo Almeida são os protagonistas em palco e tiram partido de uma experiência conjunta de vários anos, com salas esgotadas por todo o país. Ambos já escreveram para grandes nomes do humor nacional, como os Homens da Luta ou Rui Sinel de Cordes. Descubra esta dupla que faz humor negro e inteligente, de primeira água, para quem não tem medo de rir.

A reta final deste festival acontece a 9 e 10 de Julho e fica a cargo de Carlos Pereira. Ele acha que Toda A Gente Tem Um Amigo Preto e portanto decidiu fazer um espetáculo sobre isso….como se fosse preciso. Carlos Pereira mora na margem sul, onde aterrou vindo diretamente do Continente Africano e faz comédia há cerca 2 anos,  espalhando o seu coro africano pelas salas nacionais.

Carlos Pereira chega agora ao Cinema São Jorge e para isso, conta coma presença de dois amigos, que provam que Toda a gente tem um amigo preto! São eles David Cristina – que mesmo com este nome é um tipo impecável e um humorista completo – e João Pinto, o comediante mais mais cool que Lisboa e a Margem Sul já conheceram.

Se não tem medo de partir o “côco a rir” já sabe onde ir!

Por Palmas – Festival da Comédia | Cinema São Jorge | 5 e 6 de Maio| 3 e 4 de Junho | 9 e 10 de Julho | 21h30

Dia 5 de Maio: Noite Afrikana
Dia 6 de Maio: Rebanho de Gambas
Dia 3 de Junho: Planeta Fluffen
Dia 4 de Junho: Overdose
Dia 9 de Julho: Toda a gente tem um amigo preto
Dia 10 de Julho: Best of

Preço: 7€ (bilhete diário) | 30€ (passe festival)

Bilhetes à venda nos locais habituais e em http://ticketline.sapo.pt/evento/por-palmas10926 | Reservas: 213 103 400

Por palmas2