Se já não existiam razões suficientes para ir até Braga, acrescenta-se, agora, mais uma: o Ponte Party People volta a tomar a sua cidade-mãe de assalto a 2 de Julho, para mais de 6 horas de música seguida, intercaladas entre a piscina, à tarde, e o palco principal, à noite. Tudo isto gratuito.

A primeira remessa de nomes para o que promete ser uma das festas mais longas do Verão é delineada pelos bracarenses peixe:avião, os nada-franceses e 100% vimaranenses Toulouse e os mestres em pôr qualquer par de pés a dançar, os Gin Party Sound System.

Os peixe-avião certamente dispensarão apresentações, quer na sua cidade-berço, quer no panorama musical nacional. Contando com alguns trabalhos debaixo da manga (afinal, estão nestas andanças há cerca de 10 anos), os bracarenses editaram, no início deste ano, um novo disco que quebrou com o registo anterior e mostrou uns peixe:avião vestidos (e bem) de negro. “Peso Morto” é um indício da metamorfose da sonoridade que nasceu no pop e está, cada vez mais, a adensar-se e a sediar-se no experimentalismo.

Diretamente de Guimarães, os recém-chegados Toulouse são ao que soaria uma festa apagada por aguaceiros repentinos, vagueando entre um território bucólico e um esperançoso e reinventando o indie surf que se pratica do outro lado do Atlântico pelos prodígios da Captured Tracks, chegando, mesmo, até ao post-punk. A sua mais recente edição, a cassete “Juice”, carimbada pela Revolve, conta com reworks de projetos electrónicos como Live Low e Al Lover.

Nem só de gin tónico e de camisas floridas se fazem os Gin Party Sound System. Pregando a palavra da religião que é o Eurodance, o coletivo de 9 é o responsável por qualquer festa se desgovernar, com DJ-sets cheios de êxitos típicos dos anos 90 e de alguns dos prazeres pop mais escandalosos de sempre. No dia 2, é possível que saiam alguns “amén”s contrariados dali.

O Ponte Party People decorre no dia 2 de Julho no Parque da Ponte, em Braga, durante a tarde e arrastando-se até à noite. A entrada é gratuita. É organizado pela Câmara Municipal de Braga, a Lotação Variável e a Lovers & Lollypops.