A comemorar 15 anos de actividade, o Monstra – Festival de Cinema de Animação de Lisboa , realiza-se no próximo mês de Março, entre 12 e 22 e já recebeu mais de 1700 inscrições, o que representa um aumento de mais de 500 filmes relativamente a 2014.

Este festival conta com uma programação diversificada que inclui retrospetivas de autores nacionais e de outros países, um país convidado – a Hungria é o país homenageado nesta edição do Monstra – competição, Longas, Curtas, Estudantes, Curtíssimas, Prémio SPA|Vasco Granja, Prémio de Apoio à Produção e o Monstrinha, com sessões infanto-juvenis.

O Monstra “é um espaço de encontro e de experimentação entre linguagens, que evoluiu de um único espaço de apresentação, exposição e workshop, para um conceito alargado de “Monstra à solta em Lisboa“, invadindo a cidade em 18 espaços diferentes e diferenciados de artes e públicos, porque parte do princípio que “o cinema de animação não começa nem acaba no ecrã”.

Este ano o Festival Monstra irá exibir 470 filmes de animação, entre curtas e longas-metragens, em salas como o Cinema São Jorge, o Cinema City Alvalade, o Cinema Ideal e tantos outros, difundindo o festival por telas de cinema mas também por palcos de teatro e dança, galerias e museus, marionetas e sombras, músicas e sonoridades, numa transversalidade de intervenção aberta a diferentes espaços e zonas da cidade, do país e o mundo, mas também a diferentes artes, metodologias, estéticas e interacções.

Nascido em 2000, o Monstra mantem as sete áreas fundamentais originais: Competição, Retrospectivas, Monstrinha, Formação, Exposições, Transversalidades, Edições Monstra: “Consolidámos saberes ao longo destes anos e trouxemos para o universo artístico da cidade de Lisboa, de Portugal e de algumas cidades estrangeiras, conceitos inovadores na forma de abordar as artes, de as interligar e difundir”.

O Monstra inclui também A Monstrinha a montra do cinema de animação dedicada aos mais novos que anda há 15 anos a divulgar e a ensinar o prazer do bom cinema de animação, sensibilizando professores, animadores, pais e especialmente crianças e jovens para esta arte do cinema. Para assistir às sessões da Monstrinha, as escolas poderão fazer a sua inscrição através do e-mail [email protected].

Em 2015 a Monstra vai estar presente no município de Almada e, uma das grandes novidades desta edição é a extensão do Festival a cidades como Santarém, Porto, Coimbra, Gouveia e Portalegre.

Em Março não perca este festival e descubra o que de melhor se faz no cinema de animação a nível nacional e Mundial. “Monstra – festival de animação de Lisboa”- de 12 a 22 de Março 2015 Mais informações em http://www.monstrafestival.com 

Fonte:http://monstrafestival.com/o-festival/