Se uma visita a Cascais, Vila de “Reis e Pescadores”, é sempre uma óptima opção de passeio, este fim de semana ainda há mais um argumento e de peso. De 27 de Fevereiro a 1 de Março, “Sua majestade, o Chocolate“, reinará no Mercado da Vila por 3 dias intensos, com um programa vasto em ofertas que fará as delícias dos gulosos. A entrada é gratuita.

Este é o local certo para descobrir um mundo infindável de combinações deliciosas de chocolate em todas as suas formas: chocolates artesanais, dietéticos e biológicos, bombons, bolachinhas de chocolate, bolo brigadeiro apto para diabéticos, brownies, chocolate com mensagens, chocolate a peso, tabletes, tartes, cupcakes, crepes, e ainda espetadas de frutas e licores que “casam lindamente com o rei da festa”.

Mas há muito mais temas no programa desta mostra para além das centenas de produtos em exposição e venda. “Estarão presentes vários chocolateiros e artesãos do concelho e não só, mas também confeiteiros, fabricantes e distribuidores deste produto, que têm neste mercado a oportunidade de apresentar propostas inovadoras, gerando assim novas possibilidades de negócio. Serão também apresentadas as novas tendências e inovações desta indústria, promovendo sinergias e a difusão de conhecimentos através da realização de workshops”*.

A presença de dezenas de marcas nacionais e estrangeiras, de produtos gourmet, de apresentações a cargo de chefes pasteleiros, de workshops vários, alguns promovidos por alunos da Escola de Hotelaria e Turismo do Estoril e ainda a animação cultural e musical, atrairão a Cascais um público muito diversificado a este evento.

No pavilhão central deste Mercado estarão presentes mais de duas dezenas de expositores de chocolate de elevada qualidade, muitos deles provenientes de diversas regiões portuguesas e de países com longa tradição “chocolateira” como a Bélgica, França e Espanha, casos da Sochoc e da ChocoLovers, só para referir duas das presenças.

O evento aposta forte na realização de diversos workshops e showcookings, contando com a presença de Chefes Pasteleiros e diferentes abordagens à temática do chocolate. “Criação de trufas de chocolate e mel”, “Cake design nível 1”, “Criações de chocolate para crianças” e “Bacalhau com chocolate”, são apenas algumas das apresentações a cargo dos chefes participantes, nomeadamente Joana Byscaia que com o Petit Chef promove acções didáticas para crianças, as Chefs Andreia Lima e Carolina Abelho, formadoras da EHTE,  Chef António Marques, representante da marca Barry-CallebautFrancisco Siopa e a sua marca Siopa Chocolatier, Chef Miguel Paulino do Hotel Sheraton Lisboa, a Chocolatier Ana Rita Figueira da Chocolate GourmetChef Pedro Mendes do Alentejo Marmoris Hotel.

O programa é vastíssimo mas pode espreita-lo Aqui no site da Câmara de Cascais.

Uma coisa lhe garantimos, é que não se vai aborrecer porque esta mostra ainda se completa de outras formas:

– petiscos e produtos gourmet que incorporam o chocolate, como azeite, compotas e doce de castanhas;

– O Artesanato conta a presença de 40 artesãos: chapéus, malas, artigos de bebé e criança, bijuteria variada, brinquedos tradicionais em madeira, sabonetes, artigos em tecidos, azulejos, artigos em cortiça, estão entre as artes em exibição.

– a animação cultural e musical será diária, com a actuação de ranchos folclóricos, grupos etnográficos, grupos de dança, sem esquecer os mais pequenos, que terão ao seu dispor um espaço infantil animado pela Casa da Criança de Tires.

Se ainda precisa de um último incentivo para o levar a este evento, então saiba que o Mercado da Vila de Cascais e a CP fizeram uma parceria para facilitar o transporte dos visitantes. Vá a Cascais aproveitando a promoção de 2€ ida e volta para pessoa nas Linhas de Sintra/Azambuja, Cascais e Sado, mediante indicação de que se dirige para o evento.

Fontes: *www.estoril-portugal.com/pt;

http://fernanda.pires.century21.pt/noticias/ ;

www.cm-cascais.pt

MercadoChocolate

Difícil vai ser escolher qual o melhor chocolate para provar ou levar para casa!