NAS NOITES DE 6 E 7 MAIO A FACHADA DOS PAÇOS DO CONCELHO TRANSFORMA-SE NUMA TELA MÁGICA E CONTA UMA HISTÓRIA ÉPICA SOBRE A TERRA E O MAR

O mais recente espetáculo do Atelier Ocubo é uma criação integrada nas Festas do Sr. de Matosinhos – uma das mais importantes romarias do concelho e do norte do país –  e que celebra também a Capital da Cultura do Eixo Atlântico 2016

 

O mar é um dos elementos mais ligado à comunidade local, sendo o ponto de partida para esta aventura multimédia cuja narrativa vai rememorar lendas e tradições, que explicam a conversão desta povoação ao cristianismo desde épocas remotas.

 

SOBRE O ESPECTÁCULO

O fio condutor da história é uma bailarina que encarna e personifica o próprio mar, numa perspetiva gráfica de ilustração com texturas e recortes animados, aliados ao universo 3D, que conferem uma noção de profundidade ao espetáculo. A ambiência alterna entre o poético e o concreto, com quadros conceptuais e pictóricos, numa sucessão de episódios luminosos e contemplativos – águas transparentes que se agitam e nos transportam para dentro de naus e nos fazem acostar a um porto de abrigo, pisar praias de areia branca e imaginar peixes multicolores.

 

A abordagem é feita numa perspetiva moderna e contemporânea, virada para um público abrangente. Tendo o mar como elo de ligação, são evocados os temas que os matosinhenses reconhecem: das artes da pesca à indústria conserveira, das lendas de outrora aos tempos modernos que se refletem no dia a dia dos munícipes e no urbanismo da cidade.

 

Uma viagem virtual pela memória e fé, pelos usos e costumes da gente nortenha!