Mark Knopfler, líder e ex-guitarrista da lendária banda Dire Straits, é o primeiro grande nome confirmado para o programa da 12ª edição do edpcooljazz, subindo ao palco a 28 de Julho de 2015, no Parque dos Poetas, Estádio Municipal de Oeiras.

Esta será a primeira e única oportunidade que os fãs portugueses do músico britânico irão ter para ouvir, ao vivo, o novo álbum “Tracker”,
que  será  lançado  no  próximo  ano,  mas  também  os  grandes clássicos da sua carreira.

Knopfler, que está neste momento a ultimar este novo trabalho no seu estúdio de British Grove, em Londres, tocará com os 7 elementos da banda que o têm acompanhado nestas duas últimas  décadas:  Guy  Fletcher  (teclados),  Richard Bennett (guitarra), Jim Cox (piano), Mike McGoldrick (flauta e flautim), John McCusker (violino e cítara), Glenn Worf (baixo), e Ian Thomas (bateria).

Tracker é o nono álbum a solo do músico, numa sequência que teve início em 1996 com o lançamento do Golden Heart. Este novo trabalho contém também performances de artistas convidados como Ruth Moody, Bruce Molsky, Nigel Hitchcock e Phil Cunningham.

O percurso de Mark Knopfler

Considerado por muitos como um génio da guitarra e um dos maiores autores de canções de sempre, celebrizou-se pela sua passagem pelos Dire Straits, uma das bandas mais influentes da música pop/rock contemporânea, que liderou na guitarra e enquanto vocalista de 1978 até 1995, tendo alcançado sucesso planetário.

A sua já longa carreira tem sido também marcada pela colaboração com outros artistas, tanto em espectáculos ao vivo – Bob Dylan, B. B. King, Eric Clapton, Elton John, Sting, Emmy Lou Harris – como na produção de álbuns para Randy Newman, Bob Dylan,Tina Turner, e na banda sonora de vários filmes, entre os quais “Local Hero” ou “Princess Bride”.

O seu trabalho a solo teve início no final da década de 90 com o lançamento  de vários álbuns: Golden Heart (1996); Sailing to Philadelphia  (2000); The Ragpickers Dream (2002); Shangri-La (2004); One Take Radio Sessions (2005); Kill To Get Crimson (2007); Get Lucky (2009).

Vencedor  de  múltiplos  Grammys  e  criador de gigantescos êxitos como  “Money  For Nothing”,  “Sultans  of Swing”, “Brothers in Arms” “Romeo and Juliet“, “Walk of Life”, “What It Is” e “Sailing To Philadelphia”, Knopfler não para de nos surpreender com a ironia das suas letras e o virtuosismo da guitarra.

Absolutamente a não perder, no edpcooljazz de 2015.

Mark Knopfler and band
28 Julho, às 21h30 – Parque dos Poetas – Estádio Oeiras
Abertura Portas: 19h00

Preços entre os 25,00€ e os 60,00€

Pontos de Venda:  Local do Concerto, Lojas FNAC, Worten, El Corte Inglés, Centro Comercial Dolce Vita, Casino de Lisboa, Galerias Campo Pequeno, ABEP, Agência Alvalade, Agências Abreu,
M M M Ticket, C.c. Mundicenter, Arena de Portimão, Lojas Media Markt,Turismo de Lisboa, C.C.B., e Shopping Cidade do Porto e www.ticketline.sapo.PT

Fonte: edpcooljazz