A Volvo Ocean Race, a maior competição de vela oceânica do mundo, cuja sétima etapa termina em Lisboa, teve ontem, 25 de Maio, o seu “pontapé de saída” com a inauguração em grande da Lisbon Race Village, situada na Doca de Pedrouços e que durante os 14 dias do evento está transformada num dos hot spots da cidade.

Lisboa e sobretudo o Tejo estiveram engalanados com as cores fortes das velas desfraldadas ao vento de belos veleiros que sulcaram as suas águas. Mas o grande momento ainda está por vir e ocorrerá nesta madrugada de 4ªfª, 27 de Maio, com a chegada destes gigantes dos oceanos, os modelos VOR65 one-design, mono-cascos de 20 metros, projetados especificamente para esta edição e construídos de forma idêntica para todas as equipas. Os veleiros só voltarão a partir a 7 de Junho, dando início à 8ª e penúltima etapa, em direcção a Lorient, em França.

Durante os 14 dias deste último “stopover” em Lisboa, onde os barcos são retirados da água para manutenção, os portugueses terão à sua disposição 57.000m2 de recinto, onde poderão contactar diretamente com as sete equipas e ver de perto os respectivos barcos, numa interacção pouco comum neste tipo de eventos. O acesso é gratuito.

Mas há muito mais para ver, fazer, visitar e ouvir porque o programa de animação preparado para estes dias é de verdadeira festa e muito variado, incluindo um sem fim de actividades permanentes subordinadas ao tema do mar – exposições, feiras, escalada, live grafitti, simulador de queda livre, baptismo de vela e de mergulho, exposição de Carros Clássicos Volvo e passatempos vários – a espectáculos musicais que vão acontecer diariamente no recinto da Lisbon Race Village. Para a boa notícia ser ainda melhor, a organização responsável pela passagem da Volvo Ocean Race em Portugal deu acesso gratuito a tudo o que tem a ver com a prova, incluindo as actividades e os espectáculos.

Ao longo destes dias irão acontecer 50 concertos “do que melhor se faz na música portuguesa actualmente”, afirmou José Pedro Amaral, responsável da empresa promotora, Urban Wind. A comprovar tal afirmação basta ver os nomes em cartaz: Carminho, Miguel Araújo, Carlão, For Pete Sake, Sara Tavares, Ala dos Namorados, Mikkel Solnado, Frankie Chavez, Legendary Tiger Man, Blasted Mechanism, a Brass Wires Orchestra e o Capitão Fausto, a Banda B’Leza e Sara Tavares, Souls of Fire e Bezegol e tantos outros, para além dos DJ Sets de Zé Pedro e dos Xutos & Pontapés.

Quanto à regata, há muitos pontos de interesse e informações a reter: o despique existente entre as equipas é cerrado, com o team de Abu Dhabi Ocean Racing a liderar até ao momento a classificação geral, tendo terminando no pódium em todas as seis etapas concluídas, logo seguido do Dongfeng Race Team por uma escassa diferença de seis pontos, o que deixa antever uma verdadeira “batalha naval” dos tempos modernos na chegada a Lisboa, com o veleiro Brunel a comandar esta sétima etapa.

Ao início desta manhã a frota encontrava-se a cerca de 330 milhas náuticas de Lisboa, com o Brunel na frente e uma vantagem de 6 milhas náuticas sobre o Mapfre, seguido do Dongfeng. O Abu Dhabi, seguia na quinta e penúltima posição nesta etapa, à frente do veleiro SCA, cuja tripulação é exclusivamente feminina.

A regata terminará a 27 de Junho em Gotemburgo, na Suécia, depois de as sete equipas terem percorrido 38.739 milhas náuticascinco continentes e atracado em 10 portos ao longo de nove meses de viagem, em condições extremas de sobrevivência: temperaturas insuportáveis, tempo hostil e difíceis condições de navegação, associadas a uma humidade constante, à privação de sono, à comunicação restrita com o mundo exterior e sujeitos ainda à pressão da elevada competitividade.

Não deixe de ir espreitar a Lisbon Race Village na Doca de Pedrouços e deixe-se contaminar por este ambiente de mar, onde imperam gigantes: veleiros e homens capazes de tudo enfrentar.

A passagem da regata por Lisboa representa um investimento conjunto da Câmara de Lisboa, da Administração do Porto de Lisboa e da empresa responsável pelo evento, Urban Wind.

Créditos da foto de capa: www.antigaportugueza.pt/

Fontes:
http://www.volvooceanrace.com/en/profile
https://www.facebook.com/hashtag/vorlisbon?source=feed_text&story_id=1134063123287505
http://observador.pt/2015/05/16/organizacao-de-lisboa-da-volvo-ocean-race-aponta-para-meio-milhao-de-pessoas/
http://www.tvi24.iol.pt/miguel-araujo/carlao/carminho-e-mais-50-artistas-dao-musica-na-volvo-ocean-race
http://www.volvooceanrace.com/en/boat/15_It-s-not-just-about-the-boat.html
http://volvooceanracelisbon.com/volvo-ocean-race/
http://www.tvi24.iol.pt/volvooceanrace
http://www.teamsca.com/ – mulheres na Ocean Racehttp://www.teamsca.com/ – mulheres na Ocean Race
http://www.teamsca.com/http://www.volvooceanrace.com/en/boat/15_It-s-not-just-about-the-boat.html