Programa aposta no melhor da nova música portuguesa em festival de entrada livre.

Linda Martini, Best Youth e Branko (Buraka Som Sistema) são os primeiros nomes anunciados para a edição de 2016 do festival Rock Nordeste, em Vila Real. O festival tem como característica a forte aposta no melhor da nova música portuguesa. Dois anos depois de regressar com um novo formato, o Rock Nordeste está de volta para o terceiro ano.

1 e 2 de julho, sexta e sábado, respetivamente, os melhores nomes da música portuguesa apresentam-se no Parque Corgo, margem esquerda do Rio Corgo, e no Auditório Exterior do Teatro de Vila Real. A entrada é livre e oferece dois dias repletos da melhor música que se faz no país.

O festival Rock Nordeste levou, nas duas anteriores edições, mais de vinte e duas mil pessoas à relva do Parque Corgo, motivadas para ouvir o melhor da atualidade da música moderna portuguesa. Pelo evento de música, ao longo de duas edições, passaram nomes como Dead Combo, Capicua, Batida, Moullinex, peixe:avião, Sensible Soccers, Glockenwise, Throes + The Shine ou Octa Push.

O Recinto

O Festival do Rock Nordeste tomou em 2014 um novo espaço no coração da cidade de Vila Real. Movendo-se do Complexo de Codessais para o Parque do Corgo, mas continuando ao sabor do Rio Corgo, um dos ex-libris da cidade, o Rock Nordeste assumiu uma nova localização, trazendo-lhe mais dinâmica, como se comprovou na edição transata. Na edição de 2016, a aposta recai novamente na composição por dois palcos – Palco Parque e Palco Teatro.

Parque Corgo

Com cerca de 30 hectares de área total, o Parque Corgo possui o potencial e versatilidade necessários para acolher um evento cultural desta envergadura. Os amplos e frescos relvados do Parque Corgo, que circundam lateralmente o Teatro de Vila Real, dão ao recinto um ar natural, confortável e rodeado da bela natureza que o Rio Corgo nos oferece.

Auditório Exterior Teatro de Vila Real

Um dos ex-libris culturais da cidade é o Teatro de Vila Real, ladeado pelo Rio Corgo e a sua zona verde que concede ao espaço um lugar de primazia. Na edição de 2016, o auditório exterior volta a receber um dos maiores espetáculos musicais do festival Rock Nordeste, conferindo-lhe uma beleza única, congregando-se assim o agente cultural Teatro de Vila Real no maior evento de música da região.

O festival Rock Nordeste é uma iniciativa da Câmara Municipal de Vila Real.