Direção Assistida [edição 0]

Grupo de pensamento observador com José Maria Vieira Mendes
Inscrições abertas até 28 de Fevereiro

Durante 4 meses, a Rua das Gaivotas 6 e o Teatro Praga convidam um grupo de pessoas, alunos de diferentes licenciaturas e áreas artísticas e do pensamento, a integrar um grupo de pensamento observador. Os participantes assistem a um espetáculo ou atividade a cada mês na Rua das Gaivotas 6 e, a partir dessa experiência, são instigados a “fazer”, ou seja, a escrever, falar, compor, filmar, cantar, dançar, pensar… Não importa tanto o formato, mas sim tomar consciência do modo como a experiência os afetou e pensar a figura do espectador.

Este grupo de pessoas será orientado por José Maria Vieira Mendes (Teatro Praga) e deverá estar disponível para encontros com artistas, discussões e malvadez. Lança-se para dentro de uma sala, e, mais tarde, para dentro do espaço virtual, um conjunto de palavras, gestos ou esboços. Diverge-se.

Não só não se quer estabelecer uma relação de subserviência com aquilo que se vê, como não se pretende uma relação que obedeça a qualquer expectativa. Este é o território das possibilidades infinitas. Importa descobrir de que modo o que outros produzem pode ajudar também o espectador. E, pelo caminho, oferecer aos artistas outras perspectivas sobre o que fazem. Sem arrependimentos ou objeções. Não há ideias abjetas.

Os objetos produzidos serão publicados online no website e facebook da Rua das Gaivotas 6, para que outros façam destes o que entenderem.

Objectivo: tomar consciência do modo como aquilo que vemos interfere naquilo que fazemos.
Destinatários: estudantes de licenciatura (máx. 10 participantes por edição).
Requisitos para participação: pró-atividade, espírito crítico, assiduidade e comparência.
Comparticipação: 40€ (ingressos para espetáculos)

CANDIDATURAS

Os interessados devem enviar email até 28 de Fevereiro (domingo) para [email protected] com nome, idade, área de estudo e breve carta de motivação. Será dada resposta a todas as candidaturas no dia 1 de Março (terça-feira).

CALENDÁRIO PROVISÓRIO

8 março a 1 de julho de 2016
Apresentação: 8 de março às 18h30
Sessões: uma 6ª ou 3ª feira por mês das 18h30-20h
Espetáculos: uma 5ª ou 6ª por mês às 21h30
www.ruadasgaivotas6.pt
www.facebook.com/RuadasGaivotas6