Decorre de 23 a 30 de novembro, na cidade do Porto, a primeira edição do Festival Internacional do Pensamento/Fórum do Futuro que reúne figuras nacionais e internacionais da arquitectura, do cinema, romancistas, filósofos e cientistas, com o objectivo de debaterem os desafios que se avizinham para a ciência, as humanidades e as artes.

Organizado pelo pelouro da Cultura da Câmara Municipal do Porto, em colaboração com a Casa da Música, o Museu de Serralves, o Teatro Municipal de Rivoli, a Universidade do Porto e o Teatro Nacional São João, o Forum do Futuro inicia-se, às 17h00, no Rivoli, com uma conferência-performance do encenador e coreógrafo norte-americano Bob Wilson, que durante três horas leva o público por uma viagem de imagens da sua carreira.

Nos restantes dias, a programação inclui duas a três sessões com vários oradores.

Na arquitetura, destaque para os galardoados do Prémio Pritzker, Jean Nouvel e Rafael Moneo, Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, que vão debater a arquitetura e construção das cidades do futuro, assim como o impacto da presença do homem nos possíveis quotidianos.

O Nobel da Química 2004, Aaron Ciechanover, juntamente com Manuel Sobrinho Simões e Alexandre Quintanilha, vão debater questões de acesso ao tratamento na área da biomedicina. Ainda na ciência, Buddy Rather, vai abordar «Os materiais do Futuro e a reconstrução do corpo».

Martha Rosler, artista plástica e teórica norte-americana, vai mostrar um pouco da sua pesquisa sobre a reestruturação dos espaços urbanos e sobre o modo como a arte está presente no quotidiano.

O filósofo basco, Daniel Innerarity, fala sobre o futuro da Europa, numa sessão em que também vai intervir o ministro Miguel Poiares Maduro.

No dia 30, o Fórum do Futuro encerra com a sessão “Apocalypse Now?”. Aqui vai intervir o sociólogo francês Michel Maffesoli, seguindo-se uma mesa redonda com o filósofo José Gil, o social-democrata Paulo Rangel e o socialista Augusto Santos Silva.

Para além dos debates, o festival conta com concertos, performances e exibições de filmes.

Saiba tudo sobre o Programa deste Forum do Futuro AQUI

Entrada livre
Locais: Teatro Municipal Rivoli, Teatro Nacional São João, Casa da Música, Museu de Serralves
Parceiros: Universidade do Porto, Casa da Música, Teatro Nacional de São João, Museu de Serralves, Centro Nacional de Cultura, Sos-Racismo