A 1ª edição da Festa do Cinema começa hoje, 11 de Maio e vai estender-se até Quarta-feira, dia 13, com a exibição de filmes em todas as salas de cinema do País com bilhetes a 2,50 euros, para qualquer sessão – excepção para os filmes em 3D, salas IMAX e lugares VIP – sendo inclusive possível comprar bilhete antecipadamente nas exibidoras que têm vendas e reservas online.

Nesta festa de âmbito nacional, estão envolvidas cerca de 500 salas de cinema, que vão desde grandes grupos de exibição, até às salas mais pequenas e aos cineclubes, tal como referiu Nuno Sousa, representante da organização. A Festa do Cinema abrange assim o universo de todas as capitais de distrito, numa iniciativa só possível porque resultou do diálogo e da conciliação das vontades dos exibidores e distribuidores portugueses, que assim esperam reconquistar pelo menos 200 mil espectadores e que, se superar as expectactivas, poderá ser repetida no Outono.

Esta Festa do Cinema tem como objectivo captar espectadores para as salas de cinema, e replica uma iniciativa semelhante que decorre em França e em Espanha nas mesmas datas, e com tal sucesso, que já há filmes a serem produzidos para estrearem durante este evento. Nuno Sousa espera que esta iniciativa replique por cá também o sucesso alcançado nesses países, de forma a que seja possível inscrever a Festa do Cinema no calendário nacional, recriando nos portugueses o hábito de irem ao cinema, numa altura em que os filmes estão disponíveis para visualização numa grande variedade de plataformas.

Em cartaz estão também alguns filmes portugueses em exibição, nomeadamente “Capitão Falcão“, de João Leitão, “Outro país“, de Sérgio Tréfaut, e “Pára-me de repente o pensamento“, de Jorge Pelicano.

O Cinema Ideal exibirá, no âmbito da festa, três filmes de Paulo Rocha: “Se eu fosse ladrão… roubava“, “Verdes anos” e “Mudar de vida“, estes em versão digital restaurada.

A Festa do Cinema é uma iniciativa da Associação Portuguesa de Empresas Cinematográficas (APEC) com o apoio da FEVIP – Associação Portuguesa de Defesa de Obras Audiovisuais, da GEDIPE – Associação para a Gestão de Direitos de Autor, Produtores e Editores e do ICA.

Não perca a Festa do Cinema e redescubra o prazer de ver qualquer filme em grande ecrã, porque a 7ª arte contém, em si mesma, a “matéria de que são feitos os sonhos.*

*The Stuff That Dreams Are Made Of – The Maltese Falcon- Movie CLIP (1941) HD

Título original: “The Maltese Falcon”.
Realizador: John Huston |Elenco: Humphrey Bogart, Mary Astor, Gladys George, Peter Lorre, Sydney Greenstreet.

Fontes:
http://festadocinema.pt/index.php
http://festadocinema.pt/index.php/cinemas-aderentes/category/cineclube
http://www.jn.pt/PaginaInicial/Cultura/Interior.aspx?content_id=4560810&page=3
http://www.dn.pt/inicio/opiniao/interior.aspx?content_id=1869772&seccao=Eurico%20de%20Barros
http://www.sapo.pt/noticias/festa-do-cinema-abre-com-bilhetes-a-2-5-euros_55503f1c6e602822459a226b