Criada há cerca de três décadas, está a decorrer até ao próximo Domingo, 8 de Março, no Pavilhão Multiusos de Rio Maior, a Feira das Tasquinhas 2015.

Esta verdadeira festa que é consagrada à gastronomia regional e cozinha típica do concelho, a Feira das Tasquinhas, tem uma identidade própria, não se podendo comparar a um simples festival de gastronomia. Na verdade, ultrapassou os objectivos iniciais e de um espaço de convívio e apresentação gastronómica, passou a constituir também um espaço de exposição de actividades industriais e culturais, onde as artes plásticas, o artesanato, a música e o desporto estão sempre presentes.

O destaque desta iniciativa que cumpre quase 30 anos, vai para a organização da Feira das Tasquinhas, que sendo apoiada pelas catorze freguesias do concelho, tem estado atenta à preservação das tradições da região, procurando que a mostra de gastronomia e doçaria se paute pela presença dos pratos mais característicos e típicos, e desta forma, algumas das receitas regionais, muitas delas de raiz secular, que corriam o risco de desaparecimento ou desvirtuamento, têm sido recuperadas e reabilitadas, numa atitude de revitalização da memória colectiva desta região. A este propósito, é curioso notar como os nomes de muitos dos pratos apresentados remetem para a narrativa dos quotidianos do concelho.

Quanto ao programa do evento, este é intenso e variado, porque a intenção é que os visitantes usufruam de um espaço lúdico e de convívio, tirando partido das inúmeras actividades recreativas que resultam da criatividade e do engenho dos habitantes das freguesias da região que recriam, nos vários pavilhões, aspectos relevantes da sua riqueza cultural e patrimonial.

Exerça, ao longo destes dias, a arte de bem comer e beber e divirta-se, porque a animação é muita, desde demonstrações de cozinha ao vivo que abrange a pastelaria tradicional, protagonizadas por Chefes, a degustações de petiscos e vinhos. No campo musical há opções para todos os gostos, desde actuações de grupos musicais e bandas de música de cariz mais tradicional e popular, à constante presença de vários Dj’s que passam música contemporânea.

No dia 8 de Março a Feira das Tasquinhas encerra com a entrega dos prémios do “Carnaval do Rio” e com a entrega dos prémios do Concurso “A melhor Tasquinha”.

Desta Segunda-feira 2 de Março, a Quinta-feira dia 5 de Março, a entrada no Pavilhão Multiusos de Rio Maior é livre, passando a ter um custo de 1,50 euros de Sexta-feira a Domingo.

Saiba tudo sobre o programa das actividades que irão decorrer, de 2 a 8 de Março de 2015, na Feira das Tasquinhas de Rio Maior.

FeiraTasquinhasRioMaior15_programa2alt