A cidade do Porto vai entrar em efervescência a partir do próximo dia 24 de Fevereiro com a estreia da 35ª edição do Fantasporto. O Mundo do Cinema Fantástico invade a “Invicta” com um Festival Internacional “nascido” em 1981, e que com o decorrer dos anos se tem assumido como uma das grandes mostras do cinema mundial.

Por ele têm passado grandes nomes do Cinema, incluindo brasileiros, desde Julio Bressane, Malu Mader, Maria Zilda, Christiana Torloni, Ivan Cardoso, Mojica Marins e “estrelas incontornáveis” como Max von Sydow, Guillermo del Toro, Wim Wenders, John Hurt, Rosana Arquette, Danny Boyle, Ben Kingsley, Paul Schrader e tantos outros.

O cartaz deste ano é igualmente fantástico e durante 13 dias o impensável acontece, com mais de 50 antestreias europeias e mundiais, na maioria apresentadas pelos seus realizadores, produtores, actores ou actrizes. Durante dez dias, produtores, realizadores, actores, actrizes, distribuidores e o público poderão participar nas 4 secções oficiais competitivas, com júris internacionais próprios e algumas das mais recentes produções mundiais.

Estarão presentes 26 países e serão exibidos mais de 220 filmes, entre curtas e longas metragens, totalmente inéditos em Portugal, incluindo uma boa dose de antestreias, bem como as habituais homenagens e retrospectivas.

Homenagens

O Fantasporto homenageia este ano 3 “nomes sagrados” da Sétima Arte. Orson Welles é o “convidado de honra” assinalando os 100 anos do seu nascimento, sendo exibida a sua obra prima, “Citizen Kane“; a dança é o tema de fundo do programa em que Fred Astaire e Ginger Rogers terão uma retrospectiva dedicada, comemorando os 80 anos da estreia de “Top Hat“; Fernando Vendrell será o produtor  e realizador português em destaque, homenageado com o Prémio de Carreira do Fantasporto.

Em paralelo haverá ainda um mini Mercado do Filme, as Industry Screenings que são um meio de ligação à Indústria do Cinema.Em termos de evento esta edição apresenta um programa multifacetado: conferências, debates, um congresso dedicado ao cinema nas escolas e ainda apresentações de livros e exposições de artes plásticas. .

Uma das “curiosidades” desta 35ª edição do Fantasporto é que a Abertura Oficial vai ser feita pela primeira vez em coreano, com o candidato oficial da Coreia aos Óscares.

Veja AQUI tudo sobre o programa do Fantasporto 2015 e seja bem vindo ao Mundo do Cinema!

Bilhetes à venda nos locais habituais e online sendo as entradas a 5 euros, ou dois bilhetes a 7 euros, e passes para todas as sessões a 100 euros.

TopHat

Orson Wells