LANDART CASCAIS 2016
Encontros entre o Homem e a Paisagem
Quinta do Pisão

28 de Maio a 10 de Julho de 2016

 

A Landart Cascais 2016 promove a interação entre o homem e a paisagem através de obras site specific de Bruno Cidra, Edgar Massul e Mariana Dias Coutinho. A Quinta do Pisão é, mais uma vez, o património natural enriquecido por novos olhares artísticos.
Expor obras desenvolvidas a partir de materiais orgânicos provenientes da paisagem, com o intuito de promover a interação entre o homem e a natureza, é o desafio proposto aos artistas Bruno Cidra, Edgar Massul e Mariana Dias Coutinho, para a exposição Landart Cascais 2016, organizada pela Fundação D. Luís I, Câmara Municipal de Cascais e Cascais Ambiente, no âmbito da programação do Bairro dos Museus.

A decorrer na Quinta do Pisão, entre 28 de maio e 10 de julho, a Landart Cascais 2016 fomenta o gosto pela arte com intervenções que destacam as dimensões estéticas, culturais, ambientais e patrimoniais da paisagem, recorrendo à própria natureza como elemento presente no processo de conceção artística.


As obras de arte site-specific permanecem na Quinta do Pisão durante o período da exposição, suportando as condições climatéricas do local e tendo em atenção a proximidade com os animais que habitam o espaço, assim como a estrutura polissémica dos habitats que ali convergem. É a pensar na harmonia entre os diferentes aspetos do património natural da Quinta do Pisão e o processo criativo e humano de conceção de obras de artes, que a Landart se afirma como uma exposição sempre inovadora na contínua partilha de diferentes nomes do panorama artístico nacional.


Os artistas escolhidos para a edição de 2016 representam, como já tem sido prática da Landart, diferentes gerações e diferentes modos de abordar o conceito de paisagem. Sugerindo ruinas, restos de presenças arquitectónicas e estruturas esquecidas no meio da vegetação, Bruno Cidra expõe um conjunto de esculturas em materiais tão distintos como ferro, bronze e papel. As esculturas encontram-se dispostas ao longo da estrada da porta norte da Quinta e o espectador será convidado a descobrir esse percurso de obras que se camuflam entre a vegetação e que suscitam a ideia de percepção e de leitura da paisagem circundante, habitada tanto por formas pré-históricas como por formas actuais.

O quê?

Exposição Landart Cascais 2016 Encontros entre o Homem e a Paisagem

Onde?

Quinta do Pisão

Estrada da Serra, Cascais
(Coordenadas no site da Fundação D. Luís I)

Quando?

De 28 de Maio a 10 de Julho de 2016
(Inauguração 28 de Maio às 17h00)

Horário: 3.ª a Domingo, das 10h às 18h

 

Entrada

Público Geral Gratuito