O Palácio da Bolsa do Porto  acolhe a iniciativa “Essência do Vinho“, o maior e mais prestigiado evento vínico nacional, que começa hoje, 26 de Fevereiro, no Porto e prolonga-se até Domingo, 1 de Março.

A Essência do Vinho – Porto 2015, que já vai na sua 12ª edição, abre as portas ao público pelas 15h00, apresentando um programa fortíssimo a vários níveis, a começar pelo número recorde de marcas representadas, que ultrapassa as 350, portuguesas e internacionais, registando ainda uma subida de cerca de 10% de novas participações, num total de mais de 3.000 vinhos em prova livre, aos quais se juntam verdadeiras raridades em degustação, nas provas que serão comentadas por um painel de luxo de especialistas convidados.

Nesta manhã inaugural e ainda antes das portas serem abertas ao público, mais de 40 conceituados especialistas nacionais e estrangeiros avaliarão, em prova cega, 56 vinhos brancos, tintos e generosos portugueses, pré-selecionados pelo painel de provas da revista Wine, que irão  eleger os “TOP 10 Vinhos Portugueses” – oito vinhos tintos, um vinho branco e um generoso – que serão anunciados na noite de 27 de Fevereiro, num jantar em que a Câmara Municipal do Porto, entregará os prémios “Best of Wine Tourism 2015” aos vencedores portugueses.

Da forte programação destacam-se, ao longo deste dia inaugural, a prova “Moscatéis de Sonho”(16h00) com vinhos centenários da Península de Setúbal, do Douro e da Madeira, incluindo o “Vinho do Ano 2014” atribuído pela WINE, o JMF Moscatel Superior 1911; o lançamento, com marca própria, dos vinhos da família Vasques de Carvalho, em harmonização com propostas gastronómicas do chefe com estrela Michelin, João Rodrigues, do restaurante Feitoria, do hotel Altis Belém (17h00); e ainda a prova “Vinhos do Porto Branco Velhos“, orientada por Bento Amaral, director técnico do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (18h00).

É também no dia inaugural que terá lugar a prova comentada “Moscatéis de Sonho”, que reunirá vinhos desta casta de Setúbal e do Douro, alguns com mais de cem anos. Já a Fonseca Guimaraens apresenta, numa única prova, sete Porto Vintage absolutamente memoráveis (de 1970 a 2011), incluindo o 1994 – um dos mais célebres da história do Vinho do Porto, 100 pontos atribuídos pela Wine Spectator americana, considerada a  “bíblia dos vinhos”.

Quanto ao painel de especialistas convidados, destaque para o único “Master of Wine” de língua portuguesa, o brasileiro Dirceu Vianna Júnior, a “Master of Wine” britânica Joanna Locke, o editor de vinhos da famosa revista francesa “Gault Millau”, Eric Riewer, e o mais experiente crítico de vinhos espanhol, José Peñín, que estão entre os jurados oriundos de países como Alemanha, Reino Unido, Espanha, Suécia, Dinamarca, Polónia, Brasil e Portugal.

Até Domingo, 1 de Março, não faltarão pretextos de visita a este evento, incluindo provas comentadas como “Grandes Clássicos do Alentejo”, “Grandes Tintos do Douro” (vinhos premium da vindima 2012), uma vertical
de várias colheitas da Quinta da Leda (Douro Superior) ou ainda a que juntará dois dos mais emblemáticos produtores de Vinho Madeira, Barbeito e Henriques & Henriques.

E como gastronomia e vinho são cada vez mais uma associação entre o melhor de dois mundos, a Essência do Vinho – Porto 2015 convidou 4 chefes com estrela Michelin, para promoverem as chamadas “harmonizações criativas”: João Rodrigues (Feitoria, Lisboa), Pedro Lemos (restaurante Pedro Lemos do Porto), Ricardo Costa (The Yeatman), Vitor Matos (Largo do Paço, Casa da Calçada, Amarante).desafia quatro chefes de cozinha estrela Michelin a harmonizar criativas propostas gastronómicas com diferentes vinhos

O bilhete para o evento Essência do Vinho – Porto 2015 tem um custo de 20€/pessoa, que inclui o copo Riedel Touriga Nacional e o acesso à prova livre de vinhos com os produtores representados.

Quem se deslocar até ao evento no Metro do Porto ou nos comboios CP beneficia de um desconto de 2€, mediante apresentação de comprovativo de viagem. Quem viajar nos comboios CP (Urbanos, Regionais, Intercidades e Alfa Pendulares) e apresentar comprovativo de visita ao evento usufrui de condições especiais na aquisição de bilhetes de viagem.

Horários: de 26 de Fevereiro e 1 de Março, o evento estará em funcionamento das 15h00 às 20h00; nos dias 27 e 28 de Fevereiro, funciona das 15h00 às 21h00.

Informações de bilheteira em www.essenciadovinhoporto.com/pt/informacoes-uteis

Para saber tudo sobre a programação deste evento vá a www.essenciadovinhoporto.com 

A Essência do Vinho – Porto é uma organização da empresa EV-Essência do Vinho, em parceria com a Associação Comercial do Porto.