No próximo dia 13 de Fevereiro, às 18 horas, no cinema São Jorge, a Câmara Municipal de Lisboa assinala a passagem de cinquenta anos sobre o dia em que a PIDE assassinou o herói da Liberdade, o general Humberto Delgado.

Militar português da Força Aérea, ficou conhecido por toda uma geração como o “General sem medo”, porque protagonizou o principal movimento de tentativa de derrube do regime salazarista, através de eleições, tendo contudo sido derrotado nas urnas, num processo eleitoral fraudulento que deu a vitória ao candidato do regime vigente, Américo Tomás.*

A 13 de Fevereiro de 1965 dirigiu-se à fronteira espanhola, em Los Almerines, perto de Olivença, convencido que iria encontrar-se com opositores ao regime. Na realidade, o encontro tratava-se de  armadilha montada por um grupo de agentes da PIDE, liderados por Rosa Casaco. O agente Casimiro Monteiro assassinou-o, assim como à sua secretária, Arajaryr Campos, tendo os corpos sido ocultados perto de Villanueva del Fresno, cerca de 30 km a sul do local do crime.

A cerimónia de homenagem a Humberto Delgado é pública e contará com as intervenções de António Costa, Helena Roseta e Irene Pimentel. Na sessão será ainda lançado o livro “Meu Pai, o General Sem Medo”, memórias de Iva Delgado e o actor André Gago lerá excertos de cartas que Humberto Delgado enviára à filha, a partir do exílio.

O filme “Operação Outono” de Bruno de Almeida, sobre a operação de cerco e aniquilamento de Humberto Delgado pela PIDE, será exibido às 20h00, com entrada livre.

Esta é apenas uma das iniciativas levadas a cabo nesse dia. Também por iniciativa da autarquia será inaugurada, às 15h00, na Praça José Fontana, uma exposição evocativa da efeméride, enquanto no Auditório Camões, às 16 horas, será passado o documentário “General sem Medo”, de António Cunha.

O Liceu Camões também se associa à evocação, atribuindo o nome do general ao ginásio onde se realizou, no dia 18 de Maio de 1958, um comício de Humberto Delgado contra o regime de Salazar.

*Fonte:http://pt.wikipedia.org/wiki/Humberto_Delgado