Eco-festival de entrada livre traz 10 dias de animação para toda a família e muita música à praia fluvial de Pampilhosa da Serra

 

Cartaz do Seaside Sunset Sessions já está completo e conta com Juicy M na noite de 19 de agosto

 

A DJ internacional, já considerada a “Melhor DJ Feminina do Ano” pela ProDJ em 2010, é a cabeça de cartaz da noite de 19 de agosto, noite em que também atuam Club Banditz e Joana Perez. A 18 juntam-se a Mastiksoul, Van Breda e Rob Willow. Oskar DJ é presença assídua nas duas noites.

 

Entre 11 e 20 de agosto todos os caminhos vão dar à praia fluvial de Pampilhosa da Serra. O cartaz da 4ª edição do eco-festival de música eletrónica Seaside Sunset Sessions está oficialmente fechado e conta com os DJs Mastiksoul e Juicy M como cabeças de cartaz das noites de 18 e 19 de agosto. Atuando em cima de um palco flutuante sobre o rio Unhais os DJs convidados prometem noites quentes com muita energia e a melhor música do momento, rodeados por uma envolvente natural de eleição.

 

Promovido pela Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra e organizado pela LusoEvents, com o patrocínio oficial da Seaside, o Seaside Sunset Sessions está a ultimar os preparativos para a sua 4ª edição. Em 2016 este festival de entrada livre contou com mais de 16 mil festivaleiros das mais variadas idades, número que os promotores esperam superar nesta edição.

 

Em parte, para atingir este objetivo, contribui o cartaz musical já fechado que tem como noites fortes o 18 e 19 de agosto, noites em que os festivaleiros contam com a atuação de alguns dos maiores nomes da atualidade do universo da música eletrónica. Na sexta-feira, Mastiksoul, Van Breda, Rob Willow e Oskar DJ são os senhores da festa.

No sábado, 19 de agosto, a cabeça de cartaz é a DJ Juicy M mas na mesma noite atuam também Club Banditz, Joana Perez e, novamente Oskar DJ que prometem fazer vibrar a pista de dança da Praia Fluvial de Pampilhosa da Serra.

 

Mas não é apenas de música eletrónica que este festival se faz. Por entre a riqueza natural que envolve a região e cativa, pela beleza endémica e única e pelos seus habitantes tem vindo a tomar forma um festival com características ímpares. Um festival mágico, rodeado por vales, montanhas e florestas encantadas onde habitam os seres mais encantadores. Um festival que leva à praia fluvial de Pampilhosa da Serra uma experiência inigualável. Um festival capaz de nos transportar para um mundo de fantasia, aqui tão perto. Um festival que se desenvolve e cria raízes num ambiente que guarda o que mais puro existe – a Natureza no seu estado mais puro.

 

É nesta envolvente que nasce o conceito Naturia, que o município pretende promover durante o Seaside Sunset Sessions, e que caracteriza a experiência que se vive na Pampilhosa da Serra: uma região do interior do país que vive sob um ritmo diferente das grandes cidades – mais calmo, pro-natura – e que privilegia a vitalidade que emana dos seus recursos, preservados no seu estado mais puro ao longo dos tempos, bem como os saberes das suas gentes e as suas origens.

 

Para além do património natural, cultural e etnográfico, o festival Seaside Sunset Sessions promove um contínuo programa de actividades. As sunset parties diárias, as variadas aulas de grupo, workshops, aulas de dança, artes performativas, animação de rua, desportos radicais e insufláveis aquáticos fazem parte de todo o programa de actividades disponibilizado ao longo dos dez dias do evento.

 

Para que os festivaleiros possam usufruir plenamente deste festival a organização disponibiliza todas as comodidades necessárias. Para além do palco e pista de dança, esta última localizada sobre o Rio Unhais, o Seaside Sunset Sessions conta com a zona dos bares e food street, este ano com maior oferta, mais sombras e mais lugares sentados.

 

Foi também alargada a zona de camping, que se mantém gratuito, e haverá também a opção de glamping à semelhança do ano passado a preços reduzidos. Zonas específicas de estacionamento, zonas de carregamento de telemóveis e Wi-Fi gratuito, e para um maior conforto a organização providencia para esta edição mais áreas sombreadas e maior extensão de pavimento relvado e alcatifado. Para efetuar as reservas para estadias nos alojamentos glamping em breve estará disponível no website oficial do festival uma plataforma que permitirá registar as inscrições.

 

O Seaside Sunset Sessions é também um festival com preocupações ecológicas e por isso, à semelhança do que aconteceu nos anos anteriores, a organização continua a apostar na implementação de medidas eco-friendly, como a utilização de iluminação de baixo consumo e a distribuição de eco-pontos por várias áreas do recinto, para além da sensibilização para um consumo responsável dos recursos. A título de exemplo, a organização enviou para reciclagem os copos que foram utilizados durante o festival na edição anterior, mantendo desta forma a praia limpa e a vertente ecológica em prática.

 

O aumento das emissões de carbono durante os dias do evento é outra preocupação da organização que procura incentivar à partilha do transporte privado entre festivaleiros e à utilização do transporte coletivo. Há dois anos para compensar esta emissão extra de carbono e para recuperar a mancha florestal da região, dizimada pelos incêndios, plantámos medronheiros que são arbustos conhecidos por poderem travar o avanço dos incêndios e que têm uma capacidade de regeneração muito grande.

 

Curiosidades…

… O Seaside Sunset Sessions realiza-se desde 2013 sobre o Rio Unhais na praia fluvial da Pampilhosa da Serra. Esta é uma das três praias com bandeira azul no concelho.

… A Praia Fluvial da Pampilhosa da Serra foi distinguida em 2014 com a Bandeira Praia + Acessível.

 

Conheça o festival Seaside Sunset Session e acompanhe as novidades em www.sunsetsessions.pt e nas redes sociais.