Driss El Maloumi, o músico marroquino que é considerado o “mágico do Oud”, pela qualidade, pureza e delicadeza da sua música. A Culturgest recebe-o, em Lisboa, nesta sexta-feira 13 de Março, pelas 21h30, para o concerto de apresentação do seu novo disco, “Makan” (viagem).

Natural de Agadir, licenciou-se em literatura árabe, estudou filosofia da música, seguiu uma sólida formação musical clássica árabe e ocidental, tendo recebido já vários prémios. Trabalhou intensivamente com Jordi Saval e o Ensemble Hesperion XXI e ainda com Monserrat Figueras, tendo colaborado em muitos álbuns de música antiga, tradicional, clássica e de jazz.

Makan” surge quase dez anos depois da sua última gravação e é resultado da colaboração de dois percurssionistas excepcionais, que convidou para a concepção deste álbum: o seu irmão Saïd El Maloumi e o seu amigo Lahoucine Baquir. O resultado não podia ser melhor, tendo sido recebido entusiasticamente pela crítica, “porque é de uma beleza que nos deixa felizes”.

Citando alguns dos comentários saídos na imprensa da especialidade, “El Maloumi é daqueles músicos miraculosos que é indispensável ouvir, porque nos tornam melhores.” (Les Inrockuptibles). “Enraizado na tradição harmónica e ornamental do Oriente, o mestre de Agadir sintetiza as cores berberes, árabes ou andaluzas, cultivando as
tonalidades que fazem a diferença (…). Saboreia-se a variedade e a modernidade dos modos de tocar. Assim como a subtileza de uma música que se revela menos na demonstração do virtuosismo, do que na elegância do som, a volubilidade do swing.” (Telerama). “Não há nenhuma necessidade de se ser iniciado na música clássica árabe
para apreciar estes preciosos momentos de serenidade e de delicadeza.” (Mondomix).

Se quiser conhecer a música de Driss El Maloumi, oiça Imtidad, Tawazoun, La couleur des âmes – Concerto no Institut du Monde Arabe. Se puder, assista ao vivo e deixe-se seduzir pela magia de Driss El Maloumi.

Local: Culturgest, Grande Auditório, 13 de Março, às 21h30, em Lisboa.
Rua Arco do Cego, 1000-300 Lisboa
Tel.: 21 790 5155

Bilhetes à venda a 15€ para o público em geral; 5€ para idades inferiores a 30 anos.

Fonte: http://www.culturgest.pt/arquivo/2015/03/maloumi.HTML