É já esta quinta-feira, 4 de Dezembro, que arranca a 6ª edição do Douro Film Harvest . Trata-se da melhor colheita de filmes sobre o Douro, disponível em 6 secções ao longo de 10 dias.

Reconhecido por combinar cinema, gastronomia, música e outras formas de arte através de experiências verdadeiramente únicas, a edição de 2014 do festival irá celebrar o Universo Douro, enquanto identidade de ligação ibérica, recebendo Espanha como convidada de honra.

Em destaque está a homenagem ao realizador Oliver Stone, que protagonizará um dos pontos altos do programa.

O cartaz do festival é muito variado e recheado de nomes sobejamente conhecidos a nível nacional e internacional, num cruzamento entre várias artes. Apresenta 3 secções a concurso – Wine Films, Food Films e Curtas (realizadas com o Rio Douro como cenário ) e 3 fora de concurso – Harvest Selection, Tawny Tribute, A Nossa Colheita, e mais de 30 estreias, a decorrerem entre Douro e Porto!

“Wine Films & Food Films – as temáticas do vinho e da gastronomia são apostas centrais, permitindo ao DFH, através da exibição das “melhores colheitas de filmes”, alcançar o seu principal objectivo: divulgar o Douro Vinhateiro, assumindo-se como “o único evento de arte, vinho e gastronomia em Portugal”. Assim, na quinta-feira, dia 4, às 21h30, a abertura oficial do festival será feita com a apresentação do filme “Slow Food Story”, do realizador italiano Stefano Sardo (entrada gratuita).

Em Harvest Selection, secção dedicada à mostra de filmes fora de competição, poderá encontrar três filmes selecionados por Antonio Saura que  se destacam da recente cinematografia espanhola: “Cannibal”, “Vivir es Fácil con los Ojos Cerrados” e “10.000 km”. Além da exibição destes filmes que representam o “Duero”, estarão presentes, como convidados especiais, os actores Jorge Sanz, Ivana Baquero e Ruth Gabriel.

Tawny Tribute”: Homenagem a Oliver Stone – Todos os anos, o DFH homenageia grandes cineastas intemporais e autores cujas obras tenham sido amplamente reconhecidas. Nesta 6ª edição, Oliver Stone é o convidado de honra do Douro Film Harvest, que presta tributo a este realizador galardoado com três Óscares da Academia, produtor e realizador de filmes como “Platoon”, “Nascido a 4 de Julho”, “JFK”, “Natural Born Killers”, “Um Domingo Qualquer”, entre outros.

A secção “MEO Curtas da Casa” resulta do lançamento do concurso ibérico que promove uma competição de curtas-metragens, atavés da qual o DFH pretende contribuir para a divulgação e produção de filmes que se relacionem com a Região Duriense, aberta por isso a realizadores  portugueses e espanhóis.

Em “A Nossa Colheita“, o Douro Film Harvest lançou novamente o desafio a actores nacionais: realizar uma curta-metragem que capte novas perspectivas do Douro. Esta dinâmica tem como objectivo estimular a produção cinematográfica nacional, sendo o único festival do mundo com essa característica.

Este ano, o DFH desafiou o jovem actor Afonso Pimentel que apresenta a curta-metragem “Encontradouro”, filme que marcará o encerramento do festival.  “Encontradouro” tem argumento do actor e vai ter o Porto e o Douro, o comboio e a linha ferroviária como pano de fundo. Contará com a presença dos actores profissionais João Lagarto, António Capelo, Miguel Borges e Filomena Gigante, que irão contracenar com os actores alunos de Santa Marta de Penaguião.

Não perca o Douro Film Harvest, de 4 a 14 de Dezembro!

Para mais informações consulte o site do festival www.dourofilmharvest.com e a bilheteira online ou vá a https://www.facebook.com/DouroFilmHarvest.