É já no próximo Sábado, dia 14, pelas 21h30, que Paulo Figueiredo (piano) e Bruno Costa (guitarra portuguesa) sobem ao palco do Teatro Académico Gil Vicente, em Coimbra, para o concerto de apresentação de “Terceiro“, o seu mais recente trabalho discográfico.

A dupla de músicos que dá corpo e alma a Cordis – Piano e Guitarra Portuguesa, regressa, de novo, à casa que os viu nascer em 2008, local “natural” para a apresentação do novo fôlego deste projecto, que desde há sete anos prova o quanto casa bem a tradição da música de Guitarra Portuguesa com o piano, numa abordagem inovadora que explora o encontro invulgar das sonoridades destes dois instrumentos.

O piano de Paulo Figueiredo e a guitarra portuguesa de Bruno Costa cruzam-se com paixão e intensidade, mostrando facetas desconhecidas de alguns clássicos da guitarra de Coimbra. É desta forma que os dois instrumentos se fundem num constante diálogo de cordas, divagando e explorando a riqueza harmónica e rítmica de peças de reconhecidos compositores. O resultado é uma fusão surpreendente de raízes e modernidade, tradição e inovação, traduzidos em verdadeiras pinturas musicais, capazes de conduzir o ouvinte por novas e apaixonantes viagens.

Terceiro” vem na senda dos trabalhos anteriormente editados por Cordis – 1º CD em 2008, 2ºcd em 2011 e a edição de luxo do pack triplo lançado em Novembro de 2013. “Terceiro” é porém muito mais do que um novo CD, é a concretização de um desafio que passou pela composição, gravação e edição de temas totalmente originais, e que aponta o caminho para novos rumos de um projecto que, mantendo-se fiel às suas origens e heranças culturais e artísticas, teima em não abdicar de evoluir no seu próprio modo de sentir, compor e criar a música. Segundo o testemunho de Paulo Figueiredo “… este novo disco volta-se novamente para a exploração mais intensa dos timbres dos nossos dois instrumentos, o piano e guitarra portuguesa.” (1*)

Desde o lançamento de Cordis 2, em Setembro de 2011, a participação de músicos convidados tem sido uma constante no percurso desta dupla, e em “Terceiro” essa “tradição” mantém-se, sendo o novo disco enriquecido, desta vez, pela colaboração do Quarteto  Arabesco.

Cordis – Piano e Guitarra Portuguesa tem mostrado assim um trabalho feito de arrojo, iniciativa, criatividade e intimismo, não só patente nos diferentes formatos com que chega ao público – em puro dueto ou com convidados – mas também nos diversos eventos e parcerias a que se associa, nomeadamente de solidariedade social, para além de se apresentar em palcos muito diversos – Festival Fresh Mood 2.0, Festival José Afonso, Musibéria, Festival de Outono, Pausas Musicais, entre outros. O concerto Cordis & Cuca Roseta, com Quarteto Opus Quatro, encerrou o 5º Festival das Artes de Coimbra.

Dos muitos artistas com quem Cordis tem partilhado a amplitude do seu projeto, destacam-se as vozes de Ana Sofia Varela, Cuca Roseta, Sofia Vitória, o tenor Nuno Silva, Orquestra Clássica do Centro, Quarteto Opus Quatro, Edjam, João Gentil, Luís Formiga, Luís Oliveira, Vasco Alves, entre vários outros.

Neste próximo Sábado, 14 de Novembro, não perca o lançamento ao vivo de “Terceiro”. Deixe-se surpreender e seduzir pelas vibrantes pinturas musicais de Paulo Figueiredo, Bruno Costa e convidados. A noite promete ser memorável!

Preço dos bilhetes | €8,00 | à venda na bilheteira do TAGV | http://www.tagv.pt/programacao/musica/

Cordis&Quarteto Arabesco     Cordis&CucaRoseta_alt

Fontes: Cordis – Piano e Guitarra Portuguesa

(1*) – http://www.xpressingmusic.com/blog/item/cordis-3-concerto-de-lancamento-do-novo-cd-no-tagv-coimbra

Créditos das fotos – Quarteto Arabesco e Cordis – Piano e Guitarra Portuguesa.