Se é um choco-dependente então prepare-se! Entre 5 e 8 de Fevereiro todos os caminhos vão dar ao Campo Pequeno, onde decorrerá o evento “O Chocolate em Lisboa”, entre as 10h30  e as 21h30.

Durante estes quatro dias dê folga às restrições e solte o guloso que há em si, porque todas as horas serão boas para cometer “alguns” pequenos pecados. Negro, de leite, branco, com e sem recheio, marcas famosas ou artesais, em forma de bombons, brigadeiros e macarrons, o difícil vai ser escolher e mais ainda, resistir a esta iguaria cujo consumo se perde nos confins da história da humanidade – pensa-se que terão sido os Olmecas, na região do actual México e Guatemala, que terão introduzido o consumo regular do chocolate na sua dieta alimentar e os Maias e os Aztecas elevaram-no a produto sagrado.

Neste evento a oferta é a “perder de vista” estando presentes alguns dos melhores chocolates do mundo e marcas portuguesas com longa história e outras recém lançadas, com destaque para a tendência das produções nacionais artesanais.

Serão cerca de 70 expositores com as mais variadas propostas que satisfarão mesmo os gostos mais excêntricos: crepes, chocolate quente, bombons, brigadeiros, bolos e pastelaria fina, trufas, macarons e tabletes, vindos de 10 países das latitudes mais diferentes, da Suíça a São Tomé e Príncipe, passando por Portugal, Bélgica, Espanha, França, Itália, Inglaterra, EUA e Vietname.

Nas marcas o “desfile” ainda é mais diverso: Callebaut, Michael Cluizel, Valentino Chocolatier, Valrhona, Casa Grande Chocolatier, Marbela, L’ éclair, Imperial, Mestre Cacau, Denegro e Chocolataria Equador são apenas algumas das muitas que fazem questão em estar presentes.

Mas há muito mais para “picar e acompanhar”, desde doces, vinhos e licores, frutos secos, especiarias, chás e frutas. Mas não se pense que a única actividade será “comer chocolate”, na verdade o evento promove uma agenda intensa de workshops, choco cooking, degustações e provas, com os chefs pasteleiros e mestres chocolateiros a darem algumas receitas gourmet e dicas sobre o mundo das harmonizações e o que combina com cada tipo de chocolate.

O Chocolate é uma Joia”, é uma das novidades desta edição, onde serão exibidas peças originais da autoria da joalheira Tânia Gil, replicadas em chocolate pelo reconhecido chef pasteleiro Anderson Miotto, do Hotel Myriad by Sana.

A exposição “Da Flor do Cacau ao Chocolate” traça o percurso desta iguaria em termos históricos e desde as suas origens até ao consumo, incluindo curiosidades sobre o fabrico, a composição e os benefícios para a saúde.

Ainda tem dúvidas quanto às “vantagens da visita a este evento”?

“Chocolate em Lisboa
Campo Pequeno, de 5 a 8 de Fevereiro, das 10h30 às 21h30.
Entrada com custo variável entre 1,00€ e os 3,50€. Bilhestes à venda no local do evento e em Ticketline.pt
Entrada gratuita para crianças até 5 anos.“O Chocolate em Lisboa”

Participar nos workshops e nas provas requer inscrição, com custos entre os oito e os dez euros.

Contactos pelo e-mail [email protected].

ChocolateAgenda

ChocolateEvento