Sexta-feira, 4 de Dezembro, Vila Real de Santo António inaugura mais uma edição da Aldeia de Natal. A magia da época natalícia faz-se anunciar, pelas 17h45, ao som de um concerto inaugural, e tráz ainda consigo a figura do Pai Natal, às 18h30. A entrada é livre.

Um dos momentos mais aguardados é a inauguração, no dia 5 de Dezembro, do Presépio Gigante, que vai estar instalado no Centro Cultural António Aleixo. Composto por mais de 4.000 figuras e cerca de 20 toneladas de material, este presépio tem atraído, de ano para ano, um número de visitantes cada vez maior, prova do enorme sucesso desta instalação.

Até ao dia 6 de Janeiro de 2016, a Praça Marquês de Pombal transforma-se num ponto de animação para pequenos e graúdos, onde não faltará a Casa do Pai Natal, uma feira, o maior escorrega insuflável de Portugal, bem como uma árvore de Natal gigante.

Diariamente, durante um mês, entre as 10h00 e as 19h00, a Aldeia de Natal vai apelar ao imaginário de todos com uma série de ateliês, espetáculos de música e dança ao vivo, mostras de artesanato e demonstrações culinárias.

Todas as atracções serão enquadradas por uma Feira de Natal, composta por uma dezena de bancas, onde será possível encontrar uma grande variedade de presentes e provar a doçaria da quadra, a que se juntarão carrosséis, divertimentos, trampolins e insufláveis.

Este é um programa diário de animação destinado a toda a família que inclui um recital de música, corridas de Pais Natais e uma ainda uma mega aula de zumba solidária. Destaque ainda para uma exposição de árvores de Natal, com peças elaboradas por alunos do pré-escolar, que terá lugar no centro histórico de VRSA.

As iniciativas de rua ficam completas com as Mostras de Artesanato Natalícias, nos dias 5, 6, 7, 8 e 19 de Dezembro, junto à Câmara Municipal, entre as 9h00 e as 17h00.

No dia 13 de dezembro é a vez de Cacela Velha receber mais uma edição do Mercadinho de Natal. Eis uma boa alternativa para encontrar presentes de Natal – artigos “vintage” e em segunda mão, artesanato tradicional e novas criações, produtos alimentares da região como o mel, pão, bolos, compotas, licores, flores, cremes e sabonetes naturais, brinquedos artesanais e ainda livros e música.

Para fechar em beleza esta iniciativa, a Aldeia de Natal recebe, no dia 5 de Janeiro de 2016, a visita dos Reis Magos de Ayamonte. 

Natal_Presepio_Vila Real    Mercadinho Cacela Velha

A Aldeia de Natal é organizada pela Câmara Municipal de VRSA, pela VRSA SGU e pelas Juntas de Freguesia do concelho.