O Lusitano Clube foi fundado por maçons, que lutavam contra a monarquia (ou conspiravam), mas ao longo dos tempos perdeu o cariz político e foi ganhando o espírito bairrista. No final de 2014 o Clube esteve quase para fechar, mas um pequeno grupo de sócios e amigos resolveram dar nova vida ao mesmo e recomeçar, quase do zero, as actividades (muitas a custo zero) neste espaço centenário.

A agenda fixa do Lusitano Clube começa às quartas com as noites de Quiz, que começa às 21h30 e onde podem participar equipas até seis pessoas. No final há prémio para o vencedor.

Às quintas é dia dar um pézinho de dança ao som de samba de gafieira a partir das 20h30.

E esta é uma semana especial que termina com uma noite de Carnaval à antiga com serpentinas, confetti e brilhantina – no sábado, dia 14. A entrada terá o valor simbólico de 1 lusitano – ou 2, se não forem mascarados. Por isso, ataquem o baú e levem os vossos melhores trapinhos. Há prémio para a melhor máscara! Se a festa é à moda dos vossos avós, a música, essa, será moderna: o dj Kraak estará ao comando do gira-discos, passando êxitos indie-rock, pop-rock e synth-pop.

Por último mais uma nota, para que não passem sede, os preços aqui praticados são de colectivade, ou seja à moda antiga, bem low cost.