Uma viagem ao reino do Sião através de um espectáculo de danças tradicionais tailandesas é a sugestão do Museu do Oriente, nos dias 20 e 21 de Maio, às 21.30 e 19.30, respectivamente.

 

Protagonizado pela Bunditpatanasilpa Institute Troupe Thailand (College of Dramatic Arts), o programa é composto por danças do folclore tradicional bem como danças clássicas de corte do antigo reino do Sião, de grande aparato cénico e rigor formal, exacerbado pelo uso de adereços como leques e máscaras.

 

Ao longo da apresentação vão ser trabalhadas artes como o Muay Thai, uma das artes marciais mais famosas da Tailândia, ou o teatro de marionetas, que requer recursos numerosos e diversos, sendo precisas três pessoas para manipular cada marioneta. Da exibição consta ainda uma dança de celebração das excelentes relações da amizade entre a Tailândia e Portugal, que datam de há mais de 500 anos desde o reino Ayudhaya.

 

Dentro do vasto programa que compõe este espectáculo de danças tradicionais da Tailândia destaque também para o teatro das grandes sombras “Nang Yai”, que significa, literalmente, “grandes peles”, pois as figuras usadas são feitas a partir de peles de bovino secas, perfuradas e trabalhadas. Os bailarinos usam as nang yai para projectar sombras e assim contar as histórias, que são por norma episódios do épico Ramakien, a versão tailandesa do Ramayana.

 

O espectáculo é co-organizado pela Embaixada da Tailândia.

 

Viagem ao reino do Sião – Danças Tradicionais da Tailândia

20 Maio | 21.30

21 Maio | 19.30

Preço: € 8

Duração: 70’, sem intervalo

Informações e reservas:

  1. 21 358 52 44/200 | [email protected]

Ticketline 1820 | www.ticketline.sapo.pt

 

 

Programa

  1. Dança do casal ou “Rum Farang Khu”
  2. Muay Thai ou Muay Kat Cheuk
  3. Teatro de Marionetas
  4. Dança da amizade: Tailândia – Portugal
  5. Teatro das grandes sombras “Nang Yai”
  6. Dança das 4 regiões da Tailândia
  7. Dança Srivichai da luta de galos
  8. Dança de Kinnaree e Kinnara
  9. Serng Kala
  10. Fon Pang Prateep