A vídeo exposição “7 mil milhões de Outros” que está patente no Museu da Electricidade desde 8 de Novembro e que termina a 8 de Fevereiro, tem vindo a promover um ciclo de conversas – “7 conversas sobre a humanidade”- onde um painel de oradores debate sobre as grandes questões e temáticas que estão na base da exposição. Família, Amor, Morte, Perdão, Clima, Natureza, Sentido da vida, Desafios ou Sonhos de infância são alguns exemplos dessas temáticas.

Ao longo deste mês de Janeiro irão decorrer, no espaço do Museu da Eletricidade, pelas 16h00, mais três tertúlias desse programa”. Os temas a abordar nestas próximas conversas incidem sobre “Se Deus viesse à Terra” (10 janeiro), “Pequenos Pensadores, Grandes Questões” (17 de janeiro) e “O mundo em sabores” (24 de janeiro).

As tertúlias “7 conversas sobre a humanidade” acontecem sempre ao sábado, com entrada gratuita mas sujeita a inscrição prévia, que deve ser feita através do email [email protected].

10 de janeiro – “Se Deus viesse à Terra” – é a 4ª das “7 Conversas sobre a Humanidade”. A existência de Deus é das questões mais debatidas pelo Homem e hoje a religião faz parte da vida de milhares de milhões de pessoas, mas outras tantas vivem de forma agnóstica. Esta conversa vai abordar questões como se Deus viesse à Terra ficaria agradado com o que encontraria? A fé move mesmo montanhas? Somos mais ou menos felizes se acreditarmos em Deus? Há um só Deus?

A moderação está a cargo do jornalista Joaquim Franco e terá a participação dos seguintes convidados: Padre Borga, sacerdote católico; Esther Mucznik, vice-presidente da Comunidade Israelita de Lisboa; Ricardo Mendes Ribeiro, Físico da Universidade do Minho, investigador em nanotecnologia; Nilton, humorista.

17 de janeiro – “Pequenos Pensadores, Grandes Questões” – é a 5ª das “7 Conversas sobre a Humanidade”. As boas ideias não tem idade. E os bons argumentos não se medem aos palmos. De forma descontraída e bem-disposta, crianças e adolescentes refletem sobre as temáticas da vídeo-exposição 7 mil milhões de Outros. Uma troca de ideias e olhares surpreendentes sobre as grandes questões das nossas vidas. Uma conversa aberta a miúdos e graúdos.

A moderação está a cargo de Marta Gonzaga, organizadora do TEDex Kids e terá a participação dos seguintes convidados: Henrique Gil, 16 anos; Beatriz Torres, 15 anos.

24 de janeiro – “O Mundo em Sabores” – é a 6ª das “7 Conversas sobre a Humanidade”. A mesa ocupa um lugar preponderante na vida dos portugueses, dos deleites gastronómicos ao convívio entre amigos e familiares. Mas é assim noutros cantos do mundo? O que se come? E do que se fala à mesa? Conversa com aromas e temperos, com alguns dos Chefs (e não só) mais reconhecidos em Portugal.

A moderação está a cargo da apresentadora de televisão Cláudia Semedo, e terá a participação dos seguintes convidados: Kiko e Maria, chef e jornalista, respectivamente, percorreram 23 países durante um ano; Chakall, chef argentino do restaurante Volver by Chakall, autor e protagonista de programas televisivos sobre gastronomia; José Bento dos Santos, crítico gastronómico.

Não perca, é já este Sábado, o Museu da Electricidade. Inscrição prévia através do e-mail [email protected].