O Tapete Está na Rua regressa à histórica vila alentejana de Arraiolos entre os dias 8 e 12 de Junho.

 

O certame, além da tradicional exposição de artesanato, com especial destaque para a Mostra de Tapetes de Arraiolos estendidos pelas ruas e locais nobres do Centro Histórico e da gastronomia, conta com um Mercado Medieval e com espectáculos de animação com os melhores grupos de música nacional: dia 10, sexta-feira,  AGIR e dia 11, sábado, João Pedro Pais.

 

O Tapete Está na Rua é um evento promovido pelo Município de Arraiolos que através das diversas atividades agendadas, tem como visão salvaguardar, preservar e divulgar a qualidade e diversidade da identidade arraiolense, bem como alentejana, valorizando acima de tudo o artesanato que se destaca nos seus genes: O Tapete de Arraiolos.

 

Recorde-se que a autarquia tem em curso um processo de candidatura do tapete a   Património Imaterial da Humanidade da UNESCO, além de prosseguir os esforços para a certificação deste genuíno produto de Arraiolos

 

O Maior Tapete de Arraiolos feito em Arraiolos.

Por esta razão também quem se deslocar a Arraiolos poderá ter contacto de perto com o Maior Tapete de Arraiolos (feito em Arraiolos). Peça de 120m2 que se tornou real pelas mãos de tapeteiras arraiolenses, fazendo uso do saber ancestral, legado de mães para filhas, ao longo dos séculos e que é hoje a herança mais valiosa da Vila.

 

Esta peça única, inspirada no desenho/decoração de um dos mais belos exemplares deste género de bordado que data o séc. XVII (pertencente à coleção do Museu Nacional Machado de Castro), conta com mais de 4 milhões e meio de pontos, centenas de dias de trabalho, bordado daquele que é o legado mais genuíno do artesanato Português: o ponto de Arraiolos.