Cultura e gastronomia mexicana em evidência no Mercado do Bom Sucesso  – Semana do México no Porto de 12 a 20 de maio.

A Fundação Manuel António da Mota promove, de 12 a 20 de maio, a Semana do México no Porto que vai decorrer no Mercado do Bom Sucesso.

Durante esta semana o Mercado do Bom Sucesso vai ser palco do melhor que o México tem para apresentar da moda, à gastronomia, passando pela música e pelo cinema. Uma oportunidade para conhecer um país de uma enorme riqueza, desconhecido da maioria dos portugueses.

O evento inicia-se dia 13 de Maio, sexta-feira, pelas 19h00, com a inauguração das exposições “Oaxaca de Juárez” e “Entre Ramas”, na Fundação Manuel António da Mota. O Cocktail de cozinha mexicana será servido pela renomada Chef Mari Carmen Sáenz. Neste mesmo dia, pelas 21h30, a cantora mexicana Maria Guadalupe del Rocio sobe ao palco com Luís Represas para um momento de grande cumplicidade e intercâmbio musical.

No dia seguinte, a literatura, a gastronomia, a moda e a música invadem o Mercado do Bom Sucesso. Às 15h00, o escritor mexicano David Toscana estará presente para falar das suas obras. Segue-se, às 17h00, o atelier gastronómico para crianças “Pratos com História”, orientado por  Saphir Cristal, que depois de já ter sido apresentado em 2013 no Mercado, volta agora com uma nova temática dedicada  à pintora mexicana Frida Khalo. Segue-se às 19h00 o desfile de moda “Resignificación de Frida Kahlo”, da estilista Nelyda Acosta, também inspirado na mesma artista plástica. O dia culmina, às 21h30, com um espectáculo musical de Mariachis.

No Domingo, dia 15, é a vez do cinema mexicano marcar presença com a apresentação da primeira parte do ciclo dedicado ao cinema mexicano contemporâneo. À noite, pelas 21h30,  haverá um espectáculo de música clássica mexicana.

O Restaurante “Frida”, vai acolher na segunda-feira, dia 16, um Showcooking no qual serão elaborados alguns dos melhores sabores mexicanos com o objectivo de divulgar e promover a gastronomia desse país.

No dia 18 de Maio, O México chega ao Bom Sucesso através dos melhores cocktails mexicanos  que serão servidos na “Happy Hour Mexicana”, marcada às 17h00,  e ao ritmo de um DJ. Para gaúdio dos aficionados do futebol, neste mesmo dia, às 18h00, os jogadores mexicanos que integram o plantel do Futebol Clube do Porto estarão presentes no Mercado para um momento de convívio.

Na manhã de quarta-feira, pelas 11h00, um dos chefs do Restaurante Frida vai orientar um workshop de cozinha mexicana. Ao final do dia encerra-se o ciclo de cinema mexicano com  uma viagem cinéfila por alguns dos seus principais trabalhos do realizador Luis Buñuel.

Quinta-feira  é dia de  “Fiesta Mexicana”. A partir das 17h00,  o Bom Sucesso é tomado pelo ritmo de um dj mexicano e por várias surpresas gastronómicas.

A Semana do México no Porto encerra com chave de ouro, no dia 20, com um espectáculo de folclore mexicano, protagonizado pelo grupo Sabor Latino, seguido do espectáculo músical Son de México.

bc7c057c-d299-45ca-91b6-a7e23b25c566

 

Sobre Mari Carmen Sáenz Rodríguez

É uma das mais renomadas chefs mexicanas, que conta com 40 anos de experiência na gastronomia mexicana contemporânea e de autor. Tem representado a cozinha do México nos cinco continentes, dando a conhecer os sabores do seu país em importantes eventos gastronómicos nacionais e internacionais. Tem ministrado cursos e conferências em  instituições e universades de vários países, nomeadamente na Austrália, Brasil, Espanha, Honduras, Nova Zelândia e Portugal.

É fundadora da empresa Concept Catering, na Cidade do México e foi uma das semifinalistas do concurso Iron Chef 2015.

 

Sobre Neylda Acosta

Nascida em Chihuahua, no México, iniciou o seu percurso pelo mundo da moda no ínico dos anos de 1990, tendo apresentado a sua primeira coleção prêt-à-porter, em Paris. Depois disso, as suas coleções foram já apresentadas no México, Nova Iorque, Los Angeles, Atenas, Lima, entre outros pontos do globo. A Neylda Acosta distingue-se por recuperar as raízes mexicanas através da paleta cromática e do tipo de tecido que utiliza nos seus modelos.

 

Sobre Rocío Ruíz

Originária do Estado mexicano de Jalisco, a “terra” dos Mariachi,  desde cedo mostrou o seu talento para a música. Gravou o seu primeiro disco em 1985, com a renomada editora Polygram México.  Nesse mesmo ano é uma das finalistas do progrma televisivo “Festival Oti Nacional”, consolidando-se como uma das mais importantes interpretes mexicanas.  Na segunda metade dos anos de 1990 vê a sua carreira internacionalizada, levando os sons do seiu paises como Japão e Suiça.  numa tournée pelo Japão. A sua música caracteriza-se pela alegria e colorido das suas sonoridades.

 

Sobre os Son de México

É um grupo com o objetivo de divulgar a música mexicana em Portugal, nas suas diferentes expressões. A música do México é muito diversificada, uma vez que foi influenciada por uma variedade de culturas indígenas, europeias e até africanas. Os Sons da Minha Terra apresentam portanto um programa que inclui variados estilos de música mexicana, dos mais populares aos mais tradicionais, incluindo música ranchera, sones jarochos, huapangos, corridos, valsas mexicanas e boleros rancheros.