Está quase a começar a XII edição do Santa Maria Blues que este ano se realiza a 16, 17 e 18 de Julho, na Ilha de Santa Maria, Vila do Porto, lugar dos Anjos, Açores.

Este festival, que teve a sua estreia em 2004 organizado pela mão da Associação Escravos da Cadeínha, tem vindo a crescer, ano após ano, em importância e reconhecimento nacional e internacional, transformando a face deste lugar sereno que dá pelo nome de Lugar dos Anjos, na capital do Blues em Portugal.

Com um cartaz cada vez mais ambicioso que apresenta o que de melhor se faz ao nível do blues no Mundo, o Santa Maria Blues acolhe nomes cada vez mais sonantes deste estilo musical. São seis as bandas que actuam este ano e logo no primeiro dia, Maria João & Buda Power Blues, a diva do Jazz, acompanhada por uma das grandes bandas do Blues português, é uma das grandes surpresas que abre este festival, propondo-se atravessar a fronteira entre o Jazz e o Blues, numa performance em que mostra, mais uma vez, que o seu imenso talento não é redutível a fronteiras musicais.

Destaque para o equilíbrio e a qualidade dos conjuntos presentes:

  • Bruno Walter & Friends, outra banda nacional (criada por Bruno Walter Ferreira) que apresenta uma formação em septeto, que desde 2010 transmite a essência dos seus temas com claras influências de Blues, Jazz, Bossa Nova, música africana e pop-urbana, com repertório original, com líricas também de outras personalidades da poesia e música portuguesas, e sobretudo açorianas, como Zeca Medeiros, António Bulcão, António Melo de Sousa, Emanuel Felix, Natália Correia, Manuel Alegre, Fernando Pessoa, entre outros.

  • Doghouse Sam and his Magnatones , oriundos da Bélgica, já têm um lugar conquistado no mundo dos Blues. Com uma voz forte e versátil, Doghouse Sam é um talento único, um virtuoso da guitarra e da harmónica e os espectáculos desta banda são normalmente um terramoto de energia e de boas vibrações.

  • Alvon Johnson, é outra das grandes surpresas do Festival. Este é um dos mais respeitados músicos e emblemático Bluesman do mundo, com uma longa carreira recheada de vários prémios. Quem tem a sorte de assistir ao vivo a um espectáculo deste verdadeiro showman, é presenteado com a sua voz suave e o som da sua guitarra electrizante que fazem dos seus concertos um caleidoscópio de sensações.

  • Joanne Shaw Taylor , é britânica e foi descoberta por Dave Stewart dos Eurythimics, com quem fez várias tournées mundiais. Em 2010 e 2011 ganhou o British Blues Awards, na categoria de “Best British Female Vocalist”. Joanne é uma extraordinária e electrizante guitarrista, detentora de uma poderosa voz poderosa e é considerada um extraordinário talento, ainda em ascensão. Os seus concertos são poderosas descargas de energia que não deixam ninguém indiferente.

  • Dwayne Dopsie & the Zydeco Hellraisersé considerado “America’s Hottest Accordion”. Dwayne descende de uma das mais importantes famílias do Zydeco mas desenvolveu um estilo muito próprio, desafiando todas normas e estereótipos deste estilo de Blues. Dwayne (Dopsie) Rubin, toca o estilo Zydeco de uma forma única, uma verdadeira lufada de ar fresco, elevando os instrumentos e as tradições do Zydeco a para outros níveis de performance, fundindo Blues, Soul e Funk com um ritmo de rub-board. O som dos Zydeco Hellraisers é implacável, excitante, pulsante e funky.

Cartaz do Santa Maria Blues

Dia 16
Bruno Walter Ferreira & Friends
Maria João & Budda Power Blues

Dia 17
Doghouse Sam and his Magnatones
Alvon Johnson

Dia 18
Joanne Shaw Taylor
Dwayne Dopsie & the Zydeco Hellraisers

Se está de férias nos Açores ou vai a caminho, dê um salto à Ilha de Santa Maria (barco ou avião) e vá espreitar um dos festivais mais emblemáticos da cena dos Blues, no Lugar dos Anjos, que transforma a face quieta deste sítio em pleno Atlântico na Capital dos Blues. Mas se isso não lhe chega ainda, saiba que a festa também é gastronómica, transformando assim o ambiente desta ilha num verdadeiro festival de música, alegria e boa disposição.

Bilhetes à venda em www.ticketline.pt

O Festival Santa Maria Blues é uma organização da Associação Escravos da Cadeínha, com Produção de Trovas Soltas.

Santa-Maria-Blues-XII_636

Fonte: informação recolhida no website do Festival em www.santamariablues.com.