Com a chegada do outono, a Rota de Tapas regressa às ruas de Lisboa e do Porto e entre 16 de Outubro e 2 de Novembro, vem reavivar as cores e os sabores desta estação.

Na 4ª edição da Rota de Tapas foi lançado um novo desafio aos chefes: incluir ingredientes com sabor da estação. Castanhas, mel, azeitonas, enchidos, queijos, caça, amêndoas, nozes, passas, marmelos, trutas, cogumelos, batata-doce e abóbora devem marcar presença nas tapas servidas.

Em Lisboa, a Rota acrescenta 2 novas zonas ao seu percurso, como o Cais do Sodré e Rossio às de Alfama, Bairro Alto e Príncipe Real, num total de 35 restaurantes: Gayola, Prego da Peixaria, Origami, Cone à Portuguesa, Taberna do Rossio, Casa 7, Torremolinos, Chiado Terrasse, Meson Andaluz, Lateral, Mercearia Tosca, Santa Gula, Tapas 52, Tapa Bucho, Beef&Burguer, Petiscos do Bairro, Galassa Café, Equador, Desatino, Big Slice – Bairro Alto, Big Slice – Fanqueiros, Maria Catita, Vinho Sem Princípio, Reviravolta, Panorâmico Sol, Bellalisa Café, Bellalisa Elevador, Soul Café, Remake, Mascote da Atalaia, Tapas 28, Storik, Caso Sério, Velha Gaiteira e Pastel do Fado.

No Porto, passam a ser 20 os estabelecimentos da Baixa e da Ribeira que competem entre si, para apresentar a melhor tapa: Serrote, Tasquinha dos Sabores, Tapas Club Lounge Bar, Bom de Sal, À Parte, Real Feytoria, Portus Bar, Picota a Mesa do Largo, Pausa Food & Drink, O Pintxo, Moonshine, Falcão, Lusitano, Maus Amigos, La Scala, Creperie da Baixa, Casa do Carmo, Canelas de Coelho, Caldeireiros e Trinkas.

Tal como nas edições anteriores, uma tapa e uma Estrella Damm de 0,25l têm o valor fixo de 3€ e os carimbos no “passaporte” dão direito a participar no concurso cujo prémio é uma viagem a Barcelona, incluindo uma refeição no restaurante Tickets, de Ferrán e Albert Adrià.