De 27 a 29 de Março, a Vila de Portel fará as delícias dos apreciadores de uma verdadeira açorda alentejana, já que aí se vai realizar o “9º Congresso das Açordas”.

O Congresso das Açordas é um evento que pretende valorizar e divulgar um dos pratos mais característicos, ricos e variados da gastronomia alentejana, assumindo-se como um fórum de partilha e debate sobre o património gastronómico desta região.

Mas se pensa que “isto vai ser só teoria” e que não vale a pena a deslocação, desengane-se porque para abrir o apetite, vai decorrer a Feira Gastronómica e de Produtos Regionais, onde é possível praticar a “arte de bem comer” provando as mil e uma açordas que Portel tem para oferecer.

E se mesmo assim ainda não está convencido, então saiba que vão acontecer exposições, concursos, o famoso Cante Tradicional e Fado, tudo para que os dias e as noites do Congresso das Açordas se tornem ainda mais apetecíveis.

No contexto da cozinha alentejana, a Açorda é a referência máxima, o prato mais genuíno e mais diversificado da gastronomia regional tradicional. No concelho de Portel, as açordas têm “mil e uma” variantes: há as de alho, de tomate, de beldroegas, de espinafres, de salsa e cebola e tantas, quantas a imaginação permita.

Por esta razão, faz todo o sentido a organização do 5º Concurso “A Melhor Açorda”, um evento da lavra da Autarquia, que assim pretende promover a diversidade e inovação deste prato, e que entendeu, por bem, alargar o concurso aos restaurantes do Concelho e ainda a particulares, sendo que “…a prova das açordas dos Particulares terá lugar no Auditório Municipal de Portel no dia 28 de Março, pelas 15 horas, para serem avaliadas pelo júri, enquanto a prova das açordas para os Profissionais, terá lugar nos próprios estabelecimentos, na semana anterior ao evento” ou seja, de hoje 23 até ao dia 26 de Março.

As Açordas concorrentes serão classificadas por um júri composto por um representante da Câmara Municipal de Portel e dois representantes da Confraria Gastronómica do Alentejo que avaliará a Autenticidade regional, a Apresentação e o Sabor gastronómico.

O Programa desta festa regional do Concelho de Portel é vasto e variado, e vai durar todo o fim-de-semana de 27 a  29 de Março. Destacamos aqui apenas alguns dos momentos:

Sexta- Feira, 27/03

15h30: Colóquio/Mesa Redonda “Dieta Mediterrânica e Cante Alentejano Património da Humanidade: contributo para um turismo de excelência” – Auditório Municipal de Portel.

19h00: Abertura da Feira Gastronómica e de Produtos Regionais – Terminal Rodoviário de Portel.

21h00: Espectáculo de Fado e Humor protagonizado pelo “Rouxinol Faduncho”.

23h30:  Cante Alentejano com o Grupo Coral e Instrumental Voz Activa de Santana

Sábado, 28/03
09h00: Workshop Produção Caseira de Cogumelos

11h00: Abertura da Feira e Exposições – Terminal Rodoviário

13h00: “O Cante à mesa” promovido pelos grupos de Cante Tradicional Alentejano “Os Almocreves” e “Os Alentejanos”;

18h00: Exibição do Filme / Documentário “Alentejo, Alentejo” de Sérgio Tréfaut, sobre o Cante Alentejano, que conquistou o prémio principal de melhor documentário do Festival Internacional de Documental DocsBarcelona + Medellín, que decorreu em Outubro 2014, na Colombia – Auditório Municipal de Portel

Domingo, 29/03
12h00: Show cooking e Concerto, com a Campaniça Gourmet e entrega de prémios do 5º Concurso “A melhor açorda.”

13h00: “O Cante à Mesa” com o Grupo “Estrela do Sul” e o Grupo Coral Juvenil de Monte do Trigo.

Para saber mais sobre o programa desta festa regional clique AQUI.