O património do Desporto no edifício do Museu do Oriente

– Visita gratuita –

 

Um ringue de patinagem num museu? Um ginásio num espaço de exposições? O Museu do Oriente associa-se às celebrações do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016, subordinado ao tema “Desporto, um Património comum” e organiza, no dia 15 de Abril, às 19.00, uma visita orientada ao seu edifício para dar a conhecer “O património do Desporto”. A participação é gratuita.

 

Emblemático da arquitectura do Estado Novo e classificado como Património Municipal, o edifício onde hoje está instalado o Museu do Oriente já teve diversas funções, como a de armazém-frigorífico da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau. Nessa altura, parte do edifício dispunha de espaços de lazer para os trabalhadores, como um ginásio e um ringue de patinagem, que aí funcionavam sob a responsabilidade da Federação Nacional para a Alegria no Trabalho (FNAT), criada em 1935 e que daria lugar, em 1975, ao Instituto Nacional para o Aproveitamento dos Tempos Livres dos Trabalhadores (INATEL).

 

É atrás destas memórias de utilizações passadas que vai ser percorrido o edifício hoje conhecido como Museu do Oriente, inaugurado em 2008 no seguimento de um projecto de conversão e museologia liderado pelo arquitecto João Luís Carrilho da Graça.

 

Visita orientada “O património do Desporto”

Em comemoração do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios 2016 (18 de Abril)

15 de Abril, sexta-feira

19.00h-20.30

Gratuito

Público-alvo: maiores de 16 anos

Participantes: máx. 30

 

Museu do Oriente, Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte) | 1350-362 Lisboa

Tel.: 213 585 200 | E-mail: [email protected]

www.museudooriente.pt