A 8.ª edição de Música nas Praças, iniciativa que decorre em Lisboa na semana que celebra o Dia Mundial da Música, acontece já neste próximo sábado, 3 de Outubro, com concertos à tarde e pela noite dentro, povoando de sons alguns espaços emblemáticos da cidade, como são a zona da Baixa e do Chiado. A entrada é livre.

Música nas Praças é um evento que se tem tornado marcante a cada ano que passa, porque possibilita a aproximação do cidadão à cidade pela via da música, numa vivência intensa, genuína e informal. Marque esta data no calendário e saiba que, entre as 15h00 e as 23h00, qualquer alfacinha de gema, visitante, simples curioso ou melómano, todos estão convidados a celebrar a música e a cidade, vivendo-as de uma forma diferente do habitual.

Aventure-se nesta descoberta e trace o seu próprio percurso sonoro, acompanhando o concerto promenade que vai da Praça do Município, com o Ensemble de Metais e Bateria e a Orquestra Clássica da Universidade de Évora, às Ruínas do Carmo, ao MNAC – Museu do Chiado, passa pelo Largo do São Carlos e termina, em apoteose, na Praça do Município, com o concerto da Orquestra Metropolitana de Lisboa , que interpretará a abertura Manfred de Robert Schumann e a emblemática Terceira Sinfonia, de Johannes Brahms.

No Jardim das Esculturas do Museu do Chiado, a tarde é dedicada às famílias e em especial, às crianças, sensibilizando-as para a música. A partir das 15 horas, poderão ver, ouvir e experimentar, bem de perto, instrumentos de percussão, sopro e cordas em ateliês conduzidos pela professora Susana Henriques, permitem a descoberta das diferentes sonoridades habitualmente presentes numa orquestra.

As Ruínas do Carmo são o lugar privilegiado para a música coral, com vozes de todas as idades do Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa, Coro Juvenil de Lisboa e Coro do Tejo.

Um pouco mais abaixo, no Largo de São Carlos, são diversos os estilos musicais que pode ouvir: Orquestras de Sopros e de Percussões da Metropolitana e o jazz do Septeto do Hot Clube de Portugal.

Aceite o convite e deixe-se levar pelas melodias de autores imortais, como Borodin, Bizet, Schumann, Brahms, Zappa, Gershwin, Berlin, Porter ou Hendrix. Veja, oiça e sinta a cidade vibrar sob os ritmos mágicos destes e de outros grandes músicos que integram o repertório da Música nas Praças, que este ano, aparece também marcada pelos ritmos e influências do jazz.

A entrada é livre mas sujeita à lotação dos espaços.

Programa:

Ruínas do Convento do Carmo

16h00 Coro Infanto-Juvenil da Universidade de Lisboa

17h30 Coro Juvenil de Lisboa

19h00 Coro do Tejo

Praça do Município

16h00 Ensemble de metais e bateria

19h00 Orquestra Clássica da Universidade de Évora

22h00 Orquestra Metropolitana de Lisboa – Encerramento

Largo de São Carlos

17h00 Orquestra de Sopros da Metropolitana

19H Percussões da Metropolitana

20h30 Septeto do Hot Clube de Portugal

Museu do Chiado 

Ateliês do Conservatório de Música da Metropolitana

15h00 Percursões

16h00 Cordas

17h00 Sopros

MusicanasPraças1      Música nas Praças 2014 ©José Frade_P Municipioalt

Créditos das fotos: José Frade

Fonte: EGEAC