A 5ª edição do Mercado Romano está de volta às Ruínas Romanas de Tróia, entre os dias 7 e 9 de Abril, e com horário alargado.

 

O tema deste ano é “Em nome do Deus Mitra”, uma divindade persa incorporada no panteão romano entre os séculos I e III D.C., responsável pela criação do mundo depois do combate com Hélios. O relevo mitraico descoberto em Tróia é um dos mais importantes testemunhos deste culto e constitui a peça mais tardia alguma vez encontrada na Península Ibérica.

 

Entre as 18h e as 22h, na sexta-feira (dia 7), as 11h e as 22h, no sábado (dia 8), e as 11h e as 20h, no domingo (dia 9), visite um grandioso mercado com muitas atividades a decorrer. Aceite o convite e participe numa festa com música dos Sons da Suévia, um parque de jogos romanos com treino de gladiadores das Décadas de Sonho e a participação especial do Chapitô em vários espetáculos.

 

Durante o fim-de-semana de 7 a 9 de Abril, haverá ainda lugar para oficinas pedagógicas desenvolvidas por várias instituições como o Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa, o Museu Arqueológico de São Miguel de Odrinhas, o Museu de Arqueologia e Etnografia do Distrito de Setúbal e o Centro de Arqueologia de Almada, uma quinta com animais e aves de rapina, tabernas romanas e um mercado.

 

O Mercado Romano é uma oportunidade única para observar de perto como era viver no tempo dos romanos. E também para conhecer as Ruínas Romanas de Tróia – o maior complexo de produção de salgas de peixe conhecido no mundo romano, com dois mil anos de História.

 

Realizado desde 2013, o Mercado Romano tem vindo a crescer ao longo das suas edições, tendo ultrapassado os 3.000 visitantes no ano passado. Os bilhetes têm um valor de 5€ para os adultos e 3€ para as crianças (5-14 anos), sendo a entrada gratuita para crianças com menos de 5 anos. O acesso é feito de autocarro, gratuitamente, a partir do cais dos catamarãs e do cais dos ferries de Tróia.

 

Vá até às Ruínas Romanas de Tróia e atreva-se a ser romano!