“A música é o segredo!” e ao afirmá-lo, Alfred Hitchcock referia-se obviamente à extraordinária importância da música no cinema. Tem dúvidas sobre a validade desta afirmação categórica do Mestre do Suspense?! Pois, para comprová-la, terá à sua disposição, no CCB, entre 24 e 26 de Abril, a 9ª edição do Festival Os Dias da Música em Belémcujo tema é a música no cinema.

“A Sétima Arte é uma forma de expressão artística completa quando acompanhada por música…”* e é quase sempre abrilhantada por temas de grandes compositores que foram apropriados ou adaptados pelo cinema, em muitos casos criados especialmente para bandas sonoras de filmes, que pela sua magia, ganharam um espaço especial no nosso imaginário e são património da história do cinema.

O Concerto de Abertura de “Os dias da Música 2015”, terá lugar na noite de 24 de Abril, às 21h30, no Grande Auditório do CCB e marcará a estreia deste festival. A performance estará a cargo da Orquestra Sinfónica Metropolitana, sob a batuta do Maestro Pedro Amaral que conta com o virtuosismo da pianista Anna Fedorova, e o programa deste espectáculo provará, só por si, que o “Mestre Hitchcock” sabia do que falava.

De Richard Strauss
Assim Falava Zaratustra“, banda sonora de filmes como 2001: Odisseia no espaço; 2010: O ano do contacto; As meninas de Beverly Hills; Linda de Morrer; House!; Magnolia; O meu marciano favorito; New guy; UP the roof; Zoolander; Casino; Looking for na echo; Homem na lua; Rugrats: O Filme; Pequenos guerreiros; Os ladrões do tempo; Toy Story 2 – Em busca de Woody; Amigos e detetives.

Suite do Cavaleiro da Rosa“, banda sonora de filmes como O Cavaleiro da Rosa; A.I.: Inteligência Artificial.

De Sergei Rachmaninoff
Concerto para Piano n.º 2“, banda sonora de filmes como No Centro do palco; Rhapsody; O sétimo véu; Breve encontro; O pecado mora ao lado; Outra Vida.

Luzes, Câmara, Música” oferece três dias intensos de música, numa programação que relembra grandes obras cinematográficas e que inclui mais de 80 concertos, variados compositores onde constam nomes como Nino Rota, Richard Strauss, John Williams, Michael Nyman, interpretados por artistas consagrados ou por novos valores, que encherão 7 salas e vários espaços do CCB.

Poderá apreciar, ao vivo, quase todos os géneros musicais, da música clássica ao Jazz, a agrupamentos ou formações não convencionais que exploram novos caminhos, num cruzamento de géneros: o classicismo, o romantismo, o rock, o pop, o fado, a “chanson française”, o tango…Clique Aqui para saber tudo sobre a programação musical.

Mas há muito mais para explorar ao longo deste festival, como oficinas e conversas com personalidades ligadas ao cinema, concertos informais no Coreto e no Palco Central , com entrada livre projeção de filmes e a uma edição especial do Mercado do CCB nos dias 25 e 26, são vários dos eventos especiais a decorrerem nestes dias.

Uma das novidades da programação deste ano é parceria com o IndieLisboa’15, com destaque para o concerto pré-inaugural deste festival do Cinema Independente, pelo Alis Ubbo Ensemble, no dia 23 de Abril no cinema S. Jorge, seguido da exibição do documentário Around the World in 50 Concerts, da realizadora Heddy Honigmann, que se encaixa na temática dos dois festivais.

Os Dias da Música para os mais novos  destinam-se a toda a família e o programa poderá ser visto de 22 a 26 de Abril. Sob o mesmo tema da música para o cinema, o CCB propõe para os mais novos um conjunto de actividades musicais que celebram a magia do cinema, e sessões de cinema que celebram a magia da música. Para além das habituais oficinas do espaço Fábrica das Artes, há ainda uma sala de cinema onde poderá ver curtas metragens de animação, assistir a clássicos do cinema mudo com acompanhamento musical ao vivo ou rever alguns dos filmes mais conhecidos da história do cinema.

O IndieJúnior também visita Os Dias da Música, com um programa de curtas metragens de animação, de produção muito recente e muito musicais! Sem quaisquer diálogos, as partituras destes filmes constroem-se com notas de música mas também com diferentes sons, desde ruídos naturais e artificiais do dia a dia, até aos sons feitos por
gatos e girafas, entre outros animais. Esta é uma sessão para crianças a partir dos 3 anos de idade, com 45 minutos de duração, nos dias 23 e 24 Abril, às 15h30.

A terminar esta ronda pela oferta do festival, há ainda a exposição ” O elogio da luz e da sombra“, de João Abel Aboim, que já estreou e vai para além deste evento, estando patente ao público, com entrada livre, até 12 de Maio, no Centro de Reuniões do CCB. Profissional de cinema e professor na Escola Superior de Teatro e Cinema há 3 décadas, Abel Aboim propôs esta exposição-conversa, com o intuito de homenagear o trabalho de diretores de fotografia, dando a conhecer os bastidores da rodagem de filmes, que habitualmente ninguém conhece, como “ Quem és tu?” (2001) de João Botelho, “O Princípio da Incerteza”(2002) de Manoel de Oliveira ou “O Delfim” (2002) de Fernando Lopes. A exposição abrange uma colectânea de cinquenta fotografias, localizadas cronologicamente entre 1999 e 2003, testemunhos de realizadores com quem trabalhou e outros que acompanhou, tal como Acácio de Almeida, Manuel Costa e Silva, Robby Muller, João Botelho, Fernando Matos Silva, Fernando Lopes, Paulo Rocha, Jorge Silva Melo e Manoel de Oliveira.

Informações sobre os concertos e preços Aqui

Horários e Contactos
Fundação Centro Cultural de Belém
Praça do Império
1449-003 Lisboa
Portugal
Telefone: (+351) 21 361 24 00
Fax: (+351) 21 361 25 00
Correio electrónico: [email protected]
NIF: 502 857 145

De 2ªFª 6ªFª das 8h00 às 20h00 | Sábados, Domingos e feriados das 10h00 às 18h00.

Fontes:
www.ccb.pt
https://pt-pt.facebook.com/centroculturaldebelem
https://www.ccb.pt/Default/pt/DiasDaMusica?A=202 Em destaque
https://www.ccb.pt/Default/pt/DiasDaMusica/Programacao/Sabado?A=207
http://www.cm-lisboa.pt/eventos-agenda/detalhe/article/dias-da-musica-em-belem-2015-9a-edicao
http://ticketline.sapo.pt/evento/dias-da-musica-em-belem-2015-a1-10524
https://www.visitportugal.com/pt-pt/content/dias-da-m%C3%BAsica-em-bel%C3%A9m-0
http://www.cm-lisboa.pt/eventos-agenda/detalhe/article/dias-da-musica-em-belem-2015-9a-edicao
https://criancasatortoeadireitos.wordpress.com/2015/04/17/dias-da-musica-em-belem-2015-para-os-mais-novos-cinema-oficinas-babysitting/