De 22 a 24 de Setembro, Cascais ilumina-se de novo com mais uma edição do LUMINA Festival da Luz.

 

LUMINA é um evento cultural único em Portugal que apresenta uma variedade de artistas nacionais e internacionais. Cerca de 20 obras recriam o espaço urbano da vila com espetáculos e performances de luz e cor, projeções multimédia e instalações interativas que proporcionam momentos únicos de descoberta para serem vividos em família e entre amigos.

 

O Festival é um evento de entrada livre que anualmente é visitado por mais de 400 mil pessoas, para assistirem a momentos culturais inesquecíveis e surpreendentes.

 

Considerado pelo The Guardian um dos 10 melhores Festivais de Luz da Europa, realça o património histórico através de um percurso pelas ruas de Cascais.

 

A edição deste ano conta com a participação de cerca de 40 artistas oriundos de vários países, Portugal, França, Reino Unido, Bélgica, Polónia, Israel, Húngria, Austrália e Nova Zelândia que aceitaram o desafio de criar obras de luz que homenageiam a Natureza, o tema da edição deste ano. Este ano e pela primeira vez, o Festival convida um país, a Bélgica, para mostrar algumas das suas potencialidades culturais e tradicionais. O público pode provar a gastronomia belga, assistir a performances musicais e claro admirar a obra de luz do artista belga convidado.

 

Cascais reúne as condições ideais para um Festival desta natureza e revela ser um destino turístico privilegiado. À beira mar, a apenas 20 Km de Lisboa e com um clima fantástico, esta vila é ao mesmo tempo acolhedora e surpreendente. Oferece uma atmosfera de glamour, calma e natureza plena. É detentora de uma gastronomia sublime, um povo hospitaleiro e simpático.

 

O LUMINA, criado e produzido pelo ateliê OCUBO, conta com o investimento e co-produção da Câmara Municipal de Cascais, bem como com o apoio de Embaixadas e privados.