De 3 a 7 de maio

Escritores rumam à Lourinhã

para participarem no Festival Livros a Oeste

 

“Livros sem Fronteiras” é o tema da edição deste ano do Festival Literário Livros a Oeste, que irá decorrer na Lourinhã de 3 a 7 de maio e que contará com encontros, exposições, apresentações de livros, workshops e muito mais.

 

Afonso Cruz, Patrícia Portela e António Tavares são alguns dos escritores a marcarem presença no primeiro dia do Festival. Seguem-se outros nomes conceituados como Inês Botelho, Filipe Homem Fonseca, Alice Vieira e Rita Ferro, entre muitos outros (ver caixa).  

 

Organizado pela Câmara Municipal da Lourinhã, o Festival Livros a Oeste destina-se ao público em geral e aos estabelecimentos de ensino do concelho, desde o pré-escolar até ao ensino secundário.

 

 

Fernando Oliveira, Vice-Presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, acrescenta: “O festival Livros a Oeste continua a ser uma iniciativa importante para a autarquia no âmbito da promoção da Leitura e da Cultura. Este ano, o Festival Livros a Oeste estará mais próximo da população e irá percorrer vários locais do concelho e alguns inesperados como o Mercado Municipal, no qual vai decorrer um flashmob de poesia. Contaremos também com o LIVRÃO, uma livraria sobre rodas em formato de livro, que irá promover Livros a Oeste pelo concelho”.

 

João Morales, programador da iniciativa, adianta: “É com o maior prazer que vejo esta quinta edição do Livros a Oeste consolidar o festival como um momento incontornável do panorama cultural português em geral, da Lourinhã muito em particular, nomeadamente, pela distribuição da programação por diversos equipamentos emblemáticos da vila. Quando há cinco anos lançámos este festival, rapidamente nos demos conta das potencialidades de um evento onde se podem conjugar as mais diversas atividades, tendo o livro e a leitura como elementos agregadores”.

 

“A informalidade, a coexistência de diferentes gerações, a ligação às escolas (com sessões e um concurso de contos que vai na segunda edição), a presença de momentos musicais e exposições ou a oferta de uma feira do livro com oferta variada (além dos livros dos convidados, naturalmente) que está montada durante todo o evento (este ano, até um pouco mais) são algumas das linhas de atuação que pautam as escolhas e opções desenvolvidas”, conclui João Morales.

 

A sessão de inauguração está agendada para dia 3 de maio, às 10H30, na AMAL – Associação Musical e Artística Lourinhanense, na qual serão anunciados os vencedores do concurso de contos Prémios Livros a Oeste 2015.

 

Nesta quinta edição, a organização reforçou a partilha de experiências entre municípios e Livros a Oeste irá contar com a participação da Biblioteca Municipal de Santa Maria da Feira e da Biblioteca Municipal de Beja.

 

O programa completo poderá ser consultado em: http://livrosaoeste2016.blogspot.pt

 

Autores confirmados:

Afonso Cruz, Alice Vieira, Andréa Zamorano, António Tavares, Bruno Magina, Catarina Verdier, Diogo Lopes, Fatinha Ramos, Filipe Homem Fonseca, Inês Botelho, Inês Pedrosa, Isabel Ricardo, João Amaral, João Gobern, João de Melo, João Morgado, João Rios, Jorge Serafim, Luís Aguilar, Mário Zambujal, Michael Kleger, Miguel Moreira, Patrícia Portela, Rita Ferro, Rita Taborda Duarte, Rui Miguel Tovar, Rui Zink, Tiago Quintans, Vasco d’Avillez, Vergílio Alberto Vieira e Vladimiro Nunes. Junta-se a estes o grupo Nódoa.