LisbonMuse é a exposição que recria um cenário onírico e fantasioso na capital portuguesa e está patente ao público no Largo da Luz, em Carnide, até dia 27 de Setembro de 2015. A exposição é gratuita e em formato bilingue.

Trata-se da primeira exposição que mostra Lisboa sob um ponto de vista ainda inexplorado, abordando a mitologia greco-romana na cidade onde “viveu” Ofiusa, onde aportou Ulisses, residiam as Tágides de Camões e onde se encontra petrificado o gigante Adamastor.

Da autoria de André Ferreira, investigador de Mitologia Greco-Romana, esta exposição visa divulgar nove espaços culturais da cidade de Lisboa – Culturgest, Fundação Portuguesa das Comunicações, Lisboa Story Center, Museu da Água, Museu da Carris, Museu do Oriente, Padrão dos Descobrimentos, Palácio dos Marqueses de Fronteira e o Teatro Tivoli BBVA – associando-os a nove personagens da mitologia grega.

Foram igualmente nove as musas inspiradoras destes tempos modernos que foram convidadas a dar corpo a esta exposição: Ana Rita Clara, Luísa Barbosa e Adriane Garcia (apresentadoras); Yolanda Lobo e Raquel Prates (empresárias); Sandra Cóias (actriz) e as modelos Astrid Werdnig, Débora Montenegro e Telma Santos.

Para a concretização desta ideia original, André Ferreira teve que conjugar seis áreas artísticas distintas, e para tal, escolheu, a dedo, seis profissionais que materializaram a arte de LisbonMuse: Paulo Julião (autor de figurinos), Magali Santana (maquilhagem e cabelos), Ana Pessoa (fotografia), Francisco Martins (foto-ilustração), Luís Covas (design gráfico) e Pedro Falé (audiovisual).

O resultado final passou por recriar nove momentos artísticos mitológicos, que estão expostos em nove MUPIS, colocados no Largo da Luz, em Carnide.

A LisbonMuse contou ainda com outras contribuições de peso:

  • a fadista Liana, que através do seu “Fado da Despedida (Lisboa foi o meu fado)” contribuiu para a projeção do evento através da divulgação de um vídeo que permite difundir a Lisboa Olímpica pelos meios audiovisuais;

– o escritor Nuno Verdial Soares elaborou os textos que acompanham toda a exposição, relembrando que Lisboa é uma cidade de poetas;

– a actriz Joana Seixas foi escolhida para embaixadora do LisbonMuse.

Não perca esta exposição única e original e descubra as nove figuras femininas da Mitologia Greco-romana que foram as suas musas inspiradoras, a saber:
Érato (Musa da Poesia Romântica);
Calíope (Musa da Eloquência);
Terpsícore (Musa da Dança);
Polímnia (Musa da Poesia Sagrada);
Clio (Musa da História);
Melpómene (Musa da Tragédia);
Tália (Musa da Comédia)
Urânia (Musa da Ciência)
Euterpe (Musa da Música)

Saiba mais em https://www.facebook.com/MuseLisbon

LisbonMuse & Carnide-alt

Esta exposição resultou de uma parceria de produção da POMOcreat, da Central Models, da CEMUSA e da Junta de Freguesia de Carnide.