A partir de hoje, 6 Novembro e até ao próximo dia 15, Guimarães é a “cidade do Jazz”. David Murray Infinity Quartet sobe ao palco do Grande Auditório do CCVF, às 22h00, para o espectáculo de inauguração do festival.

Para os amantes deste género musical, o cartaz da 23ª edição do festival Guimarães Jazz 2014 só pode ser considerado como “de luxo”. Para além de David Murray, James Carter, Adrián Oropeza, Theo Bleckmann, Reut Regev, Uri Caine, Lee Konitz, Trondheim Jazz Orchestra com Eirik Hegdal e Joshua Redman são apenas alguns dos nomes que compõem este programa.

Com um percurso consistente trilhado ao longo de duas décadas, “o Guimarães Jazz é um polo agregador de estabilidade e respeito pela história, tradição e valores da música, sem deixar de assumir o risco da multiplicidade de caminhos e possibilidades que marcam a arte do presente.

O programa do Guimarães Jazz 2014 concilia tradição, vanguarda e citação e o equilíbrio do alinhamento dificulta a escolha dos elementos em destaque, pelo que é a força e a coerência deste conjunto de propostas o elemento a reter desta edição”.

Os nomes que compõem o programa apresentam-se aqui pela primeira vez – excepção única para o pianista Uri Caine, que faz a sua terceira aparição no festival, e que agora se apresenta em trio.

A complementar uma programação dedicada ao jazz, o Guimarães Jazz oferece ainda actividades paralelas que animam a cidade, tais como “jam sessions” e as “oficinas de jazz”, este ano da responsabilidade de Reut Regev, Taylor Ho Bynum, Adam Lane e Igal Foni.

Veja AQUI toda a programação do Guimarães Jazz 2014.

Bilhetes à venda nas bilheteiras do Centro Cultural Vila Flor, da Plataforma das Artes e da Criatividade, nas lojas Fnac, El Corte Inglês e Worten,
entre outros, e na internet em www.ccvf.pt e oficina.bilheteiraonline.pt.