De 29 de Maio a 14 de Junho “Todas as rotas vão dar às Festas de Oeiras”. Para a edição deste ano, o município criou seis rotas que possibilitam diversão, lazer e cultura a todos os que moram, trabalham ou visitam o Concelho de Oeiras. O âmbito destas rotas é alargado, abrangendo a música, o movimento, as artes, os miúdos, os sabores e os arraiais. O acesso é livre aos vários eventos.

A programação destas Festas de Oeiras 2015  alia a tradição náutica deste Concelho com este momento de celebração, apelando ao espírito de descoberta e aventura que faz parte do ADN dos portugueses.

Damos aqui destaque ao programa eclético da Rota da Música, cujo cartaz apresenta grandes nomes da música nacional em diversos palcos do Concelho. Na noite de 29 de Maio, às 21h30, o Fado inaugura este evento com a actuação de Nuno da Câmara Pereira, no Palco Parque Urbano de Miraflores, em Algés. Tiago Bettencourt (30 de Maio), os The Black Mamba (31 de Maio), Herman José, num registo diferente apresenta One Herman Show (5 de Junho), Tributo aos Xutos e Pontapés (6 de Junho), Ricardo Carriço integra o cartaz das festas deste ano, mostrando também os seus dotes enquanto cantor (7 de Junho). Com Camané (9 de Junho) e Carminho (10 de Junho), o Fado regressa à Rota da Música, na última semana das festas, e cabe à banda Expensive Soul o fecho do programa musical, a 12 de Junho, no Jardim Municipal de Oeiras (Palco da Feira). As crianças estão em foco, e em sua homenagem, acontece o Concerto do Dia Mundial da Criança (6 de Junho, 18h00, Auditório Municipal Ruy de Carvalho, Carnaxide).

Não esquecendo os temas das restantes cinco rotas, há ainda muito para descobrir ao longo destes dias da Festa de Oeiras 2015. O desporto marca fortemente o cartaz das Festas. Dos tradicionais “Mexa-se na Marginal” (10 de Junho, das 10h00 às 13h00), “Marginal à Noite” (13 de Junho, 21h30), Orientação Noturna (30 de Maio, 21h00, Parque dos Poetas, Oeiras), Baptismo de Vela (6 de Junho, 9h30, Oeiras Marina) e Navegar Oeiras (7 de Junho, 10h00, 11h30 e 12h00, Marina Oeiras/Caxias).

Durante o período das Festas de Oeiras, há também entrada gratuita no Centro de Arte Manuel de Brito (Palácio Anjos, Algés), no Centro Cultural Palácio do Egito (Oeiras) e no Museu da Pólvora Negra, (Fábrica da Pólvora de Barcarena). Nota especial ainda para o Mercado das Artes, pela Art’Oeiras (de 29 de Maio a 14 de Junho, no Largo 5 de Outubro, Oeiras) e para Mil e Uma Artes, pela CERCIOeiras (6 de Junho, Jardins do Palácio do Marquês de Pombal, Oeiras).

programa para os mais novos é vasto e diversificado: actividades musicais, teatro, contos e oficinas de artes plásticas e como não podia deixar de ser, os carrocéis e divertimentos infantis disponíveis na feira do Jardim Municipal.

O “MATIS Festival – Your Market Show“, ocorre a 31 de Maio, das 10h00 às 19h00, nos jardins do Palácio do Marquês de Pombal, e tem por objectivo “apoiar Mães que criaram os seus próprios negócios a partir de casa, promovendo os seus produtos e divulgando a sua arte”. A entrada  é livre e a iniciativa conta com várias marcas de roupa, puericultura e decoração e terá, também, muita animação dirigida aos miúdos.

No que “toca a petiscar“, estão disponíveis restaurantes, tasquinhas e pontos de venda móveis na feira do Jardim Municipal de Oeiras. Destaque ainda o Festival de Vinhos Europeus e do Enoturismo, que decorrerá nos dias 5, 6 e 7 de Junho, nos Jardins do Palácio do Marquês de Pombal.

Quanto aos arraiais, haverá para todos os gostos, em várias localidades do Concelho:

Cruz Quebrada | 13 de Junho, 19h00 | Sociedade Instrução Musical Escolar Cruz Quebradense; Dafundo | 13 de Junho, 19h00 | União Recreativa do Dafundo; Barcarena | 6 de Junho, 19H00 | Largo dos Bombeiros; Carnaxide | 12 de Junho, 19h00, Bairro da Luta Pela Casa; Outurela | 13 de junho, 19h00, Associação de Moradores 18 de Maio; Queijas | 13 de Junho, 19h00 | Jardim do Mercado; Caxias | 5 de Junho, 18h00 | Grupo Desportivo Caxienses;  Associação Cultural e Recreativa do Alto do Lagoal | 19h00; Paço de Arcos | 6 de Junho, 14h30;  Centro Comunitário Alto da Loba; Oeiras | 12 de Junho, 18h00, Rua Febus Moniz; Porto Salvo | 13 de Junho, 20h00, recinto da Sociedade Instrução Musical de Porto Salvo.

A Feira das Festas do Concelho de Oeiras decorre de 29 de Maio a 14 de Junho | Jardim Municipal de Oeiras | dias úteis – das 17h00 às 24h00 | Sábados, Domingos e feriados – das 15h00 às 24h00.

O encerramento das Festas será no dia 13 de Junho, às 24h00, na Marina de Oeiras, com um Espetáculo Piromusical com elementos de luminotecnia, pirotecnia, laser, efeitos especiais e música, em completa e perfeita sintonia.

Não se perca, confie na rosa-dos-ventos e com certeza chegará a bom porto à rota que mais lhe agradar!

Oeiras em Festa_cartaz

Fontes:

www.cm-oeiras.pt
http://www.municipiosefreguesias.pt/index.php/show/evento/762/festas-de-oeiras-2015
https://www.facebook.com/MunicipiodeOeiras
http://www.desportonalinha.com/?action=article&id_article=10435