Está a decorrer na Cinemateca Portuguesa, até 30 de Setembro, o ciclo “Cinema Chinês: Panorama Histórico e Retrospetiva Xie Jin“, em Colaboração com a Cinemateca Chinesa e integrado na primeira edição da Festa do Cinema Chinês.

Esta Festa do Cinema Chines teve o seu início a 10 de setembro, no Cinema Ideal, com foco na mostra de cinema contemporâneo e prossegue agora, na Cinemateca Portuguesa, apresentando uma selecção de vinte filmes clássicos, numa abordagem ao panorama histórico que atravessa várias décadas e que que inclui a retrospectiva a Xie Jin, um dos maiores e mais populares realizadores chineses, cineasta com longa e produtiva carreira e cuja obra foi reconhecida antes e depois da Revolução Cultural, autor de alguns clássicos da propaganda épica chinesa, como “O Destacamento Vermelho Feminino”, de 1961.

A programação procura traçar um percurso histórico, numa abordagem às quatro grandes etapas da cinematografia chinesa, apresentando filmes realizados entre as décadas de 30 a 90 (de 1933 a 1997). A mostra apresenta obras representativas de cada uma dessas épocas: o cinema de Xangai anterior a 1949; o cinema chinês pós-1949 e anterior à Revolução Cultural; a chamada “quinta-geração” e o período de transição entre a “quinta” e a “sexta geração”.

Não perca este ciclo de cinema que marca a primeira edição da “Festa do Cinema Chinês, com muitos filmes ainda por ver até 30 de Setembro.

Da programação de hoje, 22 de Setembro, destaque para a exibição de “Terra Amarela“, do realizador Chen Kaige, às 19h00; pelas 21h30 “A Lenda da Montanha Tyanyun” de Xie Jin.

Saiba mais sobre a restante programação em http://www.cinemateca.pt/Programacao.aspx?ciclo=520&page=3

Esta primeira edição da “Festa do Cinema Chinês” é resultado de uma nova colaboração a nível cultural e cinematográfico entre os dois países que, dará lugar, em 2016, a uma Festa do Cinema Português na China.

Fotos da Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema

Créditos da foto: Cinemateca Portuguesa-Museu do Cinema