O VouSair recomenda alguns eventos gratuitos que decorrem no Porto durante este fim-de-semana de 14 a 16 de Novembro. Há muito para descobrir e para todos os gostos: exposições, mercados e feiras, entre outros… A não perder!

A Feira da Pulga / Flea Market está de regresso ao Porto, neste Sábado, 15 de Novembro, entre as 15h00 e as 19h00, para que os vendedores de ocasião possam voltar a vender “a sua mais fina tralha”.

Com a chegada do frio e da chuva a feira volta a ocupar o 5º e o 6º andar do Silo Auto, na Rua Guedes de Azevedo nº148 /180, retomando um formato de “Car Boot Sale”, que tanto êxito teve junto dos vendedores que fazem as suas transações a partir da mala do seu carro.

 

O Mercado Porto Belo  é um conceito baseado no famoso Portobello londrino e com realização quinzenal. Ocupa o primeiro piso do Mercado do Bom Sucesso e regressou este fim-de-semana .

Esta iniciativa pretende promover  a cultura e os novos talentos da cidade, havendo espaço para bancas com vários artigos, desde antiguidades, discos vinil, roupa vintage, novas criações, peças de autor, livros, entre outros.

Descubra o Mercado Porto Belo e viva-o com Sucesso, das 12h às 00h na sexta e sábado, e das 12h às 19h no domingo!

 

“Dominguinhos” é uma iniciativa do Mar Shopping que oferece actividades lúdicas e gratuitas aos mais novos, como leitura de contos, espetáculos de fantoches, ateliers educativos, entre muitas outras.

O tema do “Dominguinhos” de 16 de Novembro é sobre as castanahs e o São Martinho. Através de uma peça de teatro de fantoches as crianças conhecerão Vermelhito, um pequeno esquilo muito aventureiro e distraído que não sabia, até os pais lhe contarem, que estavam na época que os animais da sua espécie mais gostam… a das castanhas! Vermelhito parte então sozinho à descoberta deste delicioso petisco, numa aventura que as crianças irão viver intensamente, ao mesmo tempo que conhecem os vários amigos que, pelo caminho, vão ajudar o pequeno esquilo na sua missão.

As actividades realizam-se aos domingos, entre as 11h00 e as 12h00, no corredor de Moda Infantil do MAR Shopping, Piso 0.

 

Technical Unconscious é a exposição que assinala o centenário da Cooperativa dos Pedreiros do Porto.

Este projeto cultural e de investigação multidisciplinar, dirigido por Gonçalo Leite Velho e com curadoria de Inês Moreira, foi desenvolvido desde 2013 pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto (FBAUP), com o objectivo de reactivar os espaços pós-industriais desta instituição, cujos operários foram responsáveis pela construção de uma grande parte dos edifícios
mais marcantes da cidade do Porto: Estação de São Bento, Paços do Concelho, Banco de Portugal, Palácio dos Correios, Igreja do Marquês, Igreja das Antas, Faculdade de Direito, Rivoli, Café Ceuta, assim como as casas burguesas da Marechal Gomes da Costa e da Avenida Brasil e o Monumento à Guerra Peninsular.

A exposição resultou de uma residência artística de 12 criadores, dois deles nacionais, e está integrada num conjunto mais vasto de iniciativas – performances, instalações, workshops, conversas e visitas guiadas, que “tentam ir ao encontro do património material e imaterial desta cooperativa, revelando os trabalhos artísticos e os espaços de trabalho técnico – da sala de desenho, às oficinas, ao auditório, ao hangar, e ao museu existente”, revitalizando o local através da cultura.

A exposição pode ser visitada até ao dia 22 de Novembro de 2014, de 2ª feira a Sábado, das 14h00 às 20h00, na Cooperativa dos Pedreiros, Rua D. João IV, Porto.

 

O Bazar de Natal de Serralves inaugurou hoje e estará aberto até 31 de Dezembro. Localizado no Foyer do Auditório, este é mais um ponto de atração para o público que visita Serralves, propondo muitas ideias  diferentes e originais para presentes de Natal. Brinquedos e jogos didáticos, acessórios de moda, artigos de papelaria e decorações  criativas de Natal, com destaque ainda para os cabazes com produtos gourmet da marca Serralves e uma secção dedicada ao design português com produtos novos e lançamentos.

Está aberto todos os dias, entre as 10h00 e as 19h00, até 31 de Dezembro.