– Próxima sexta-feira e sábado, 13 e 14 de Maio, às 21H30

A vida inspiradora de Eusébio da Silva Ferreira, o futebolista, o homem, o símbolo de humildade de uma grande figura pública nacional, serve de mote para o musical “Eusébio, um hino ao futebol” que sobe ao palco do Coliseu do Porto nesta sexta-feira (dia 13) e no sábado (dia 14).

Sob a marca da promotora Plano 6 e com o apoio da associação artEUSÉBIOheart, recentemente criada pela família de Eusébio, actores, cantores, bailarinos e músicos recriam ambientes das origens moçambicanas do “Pantera Negra” e das suas experiências em Portugal e no mundo, enaltecendo o seu percurso futebolístico e, mais do que o benfiquista, o marcador da selecção nacional que se tornou um ícone do imaginário de Portugal, só igualado por Amália Rodrigues. Mas “Eusébio, um hino ao futebol” deixa bem patente o homem e a personalidade por trás do jogador, resultando numa enternecedora sucessão de emoções e canções que culminam numa extraordinária reinterpretação do Hino Nacional.
Com texto de Ana Rangel e encenação de Matilde Trocado, a direcção musical é da responsabilidade do nortenho Artur Guimarães, que assinou já eventos como “Cinderela XXI”, “Godspell”, “A Cinderela no Gelo”, etc, e que partilha com Dino Rodrigues a autoria da música de “Eusébio, um hino ao futebol”. No elenco, encontramos também talentos sobejamente conhecidos do público, como são os casos de Sofia Escobar, Diogo Amaral e Cláudia Semedo.
Mais do que uma homenagem à figura incontornável de Eusébio, este é um espectáculo que pretende celebrar a vida.

Durante uma hora e meia, a plateia é conduzida por uma narrativa apaixonante, que dá a conhecer aquele que é ainda hoje um dos melhores jogadores de sempre. Os cânticos já conhecidos de todos, e os temas originais criados propositadamente para o efeito, acompanhados por uma vertente multimédia, ajudam a reviver os momentos de glória e transportam-nos num turbilhão de orgulho e emoções.
“Eusébio, um hino ao futebol” é um hino a quem gosta de teatro, a quem gosta de música, a quem gosta e admira uma vida recheada de emoções fortes. Na verdade, a quem se orgulha de ser português.

FICHA TÉCNICA

Texto Ana Rangel
Direcção Musical Artur Guimarães
Música Original Artur Guimarães, Dino Rodrigues

Encenação Matilde Trocado
Coreografias Legacy

Orquestra
Direcção e Piano: Artur Guimarães
Teclados: Diogo Santos Silva, Miguel Teixeira
Guitarras: João Teixeira, Rodolfo Cardoso
Baixo: André Galvão
Percussão: Pedro Silva “Pita”
Bateria: Luís Neiva “Tom”

Elenco Adriano Diouf, André Cabral, Bruno Xavier, Claúdia Semedo, Daniel Santos, Diana Castro, Diogo Amaral, Hugo Goepp, Inês Aires Pereira, Irma Dalí, João Loy, José Lobo, Nayana Rodrigues, Samuel de Albuquerque, Sofia Escobar, Soraia Tavares
Crianças Athos Sousa, Francisco Fernandes, João Fumo, João Freire

Edição de Vídeo e Multimédia: Hélder Mendes (Neon Media)
Pesquisa e Supervisão de Conteúdos: João Ribeiro

Cenário e Adereços: Clívia Cohen
Figurinos: Clara Cohen, Clívia Cohen
Desenho de Luz: Paulo Sabino
Som de Palco: João Cruz
Som de Frente: Nuno Pires
Programação Show Control: Paulo Correia
Direcção de Cena: João Zhoraide
Contra-Regragem e Apoio de Palco: Carolina Venâncio, Isabel Simões,
João Zhoraide

Produção Executiva Carolina Venâncio, Mafalda Gonçalves, Marta Freire
Direcção de Produção Ana Rangel, Miguel Dias

Duração – 1H30

Horário
Dia sexta-feira, 13 – 21H30
Dia sábado, 14 – 21H30