A Câmara Municipal do Barreiro associa-se à Rede Portuguesa de Moinhos, no dia 7 de abril, na iniciativa “Moinhos Abertos 2016”, abrindo à população os de Alburrica e do Jim e promovendo diversas iniciativas de dinamização deste património do Concelho do Barreiro.

 

No Moinho Nascente de Alburrica, na Praia Fluvial de Alburrica, irá decorrer, a 7 de abril, a partir das 14h30, a Conferência “Moinho Gigante de Alburrica, um exemplar único na história da indústria portuguesa”, que visa debater a importância histórica e tecnológica do moinho no contexto da industrialização portuguesa em meados do século XIX. Segue-se uma conversa informal sobre o funcionamento do moinho e o seu lugar na memória popular e operária da Cidade do Barreiro e da sua vocação industrial, única no panorama português. Iniciativa dinamizada pelo Município e pela Etnoideia.

No Moinho do Jim, na Avenida Bento Gonçalves, também no dia 7, a partir das 14h30, decorre a atividade, dirigida aos alunos do 1º ciclo da Freguesia do Barreiro, “Brincar com Moinhos”, que inclui interação com figurantes e o manuseamento de um moinho manual, em que os mais novos podem moer o seu próprio milho. No final, cada criança leva para casa uma saqueta de farinha de milho e uma receita de cup cakes.

 

No dia 10 de abril, a partir das 11h00, no Moinho do Jim, decorre o “Jogo da Energia”, que ‘testa’ conhecimentos na área da eficiência energética e energias renováveis com o apoio da Agência de Energia.

Inscrições para todas as iniciativas: 21 206 80 56 – [email protected]