Intitulada “De Matrix à Bela Adormecida“, está patente no MUDE, até 29 de Março de 2015, a exposição de António Lagarto, cujo foco principal é o trabalho que o figurinista e cenógrafo desenvolveu ao longo de 30 anos de carreira. A entrada é livre.

Formado em Londres pelo Royal College of Art e St. Martin’s School of Art, é senhor de um curriculum invejável em termos de produção artística e considerado um “obsessivo perfecionista dotado de uma profunda imaginação/fantasia que fazem de cada trajo uma narrativa temporal e espacial”. António Lagarto foi subdirector, entre 1989 e 1993 e director, em 2005 e 2006, do Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa.

A exposição no MUDE está organizada em torno de seis núcleos que mostram um universo de referências que vão da arquitetura, à escultura/instalação, ao design, e à literatura. O que está em jogo nesta exposição não é só uma parte considerável do trabalho que este artista plástico desenvolveu, através da criação de centenas de trajes e adereços para o universo dramatúrgico, mas “… dar a conhecer ao público a multiplicidade e variedade do trabalho e da criatividade e exigência estética de António Lagarto, onde são apresentadas algumas das peças que marcam o seu longo e diversificado percurso, e que fazem a história dos figurinos e também da cenografia dos últimos 50 anos”.

Do seu engenho e arte resultaram figurinos e cenários para espetáculos de artistas portugueses e estrangeiros, como Ricardo Pais, Fernanda Lapa, Maria Emília Correia, Jorge Lavelli, João Grosso, Nuno Carinhas, Cândida Vieira, Paulo Ribeiro, Olga Roriz, Vasco Wellenkamp, Alain Ollivier, Jenny Killick, John Cranko, Mehmet Balkan, Ted Brandsen, entre muitos outros.

Não perca a visita a esta exposição, onde pode descobrir cerca de 200 figurinos completos, perfazendo um total aproximado de 300 peças, desde trajos a adereços de cabeça, joias e sapatos e em paralelo, a mostra de 30 fotografias que contextualizam os figurinos.

MUDE – Museu do Design e da Moda
Coleção Francisco Capelo
RUA AUGUSTA Nº24 – 1100-053 LISBOA
Tel: 218 886 117 / 218 171 892

DE 3ªfª a Domingo, das 10h00 às 18h00
Encerra à 2ª feira
Entrada livre.