D. Raposa e outros animais, a partir das fábulas de La Fontaine, e com encenação de Teresa Gafeira, estará em cena na sala experimental do Teatro Municipal Joaquim Benite, em Almada, nos dias 5 e 6 de Março, sábado às 16h00, e domingo, às 11h00. O espectáculo é uma produção da Companhia de Teatro de Almada.

D. Raposa e outros animais, baseado nas fábulas de La Fontaine, lança um olhar pedagógico e profundamente irónico, próprio do célebre autor francês, sobre o mundo dos animais, retratando algumas das personagens do nosso dia-a-dia através de alegorias subtis. A cigarra, a formiga, a lebre, a tartaruga, o corvo e – como não poderia deixar de ser – a raposa ladina são alguns dos protagonistas destes contos, com os quais nos divertimos a encontrar semelhanças connosco próprios.

Jean de la Fontaine (1621-1695) começou por dedicar-se à poesia, e em 1665 escreveu o seu primeiro livro, intitulado Contos. A sua grande obra, Fábulas, escrita em três partes, no período de 1668 a 1694, teve como inspiração o autor grego Esopo. Nestes textos La Fontaine deu primazia aos temas da vaidade, da estupidez e da agressividade humanas, reportando-se ao mundo dos animais. Considerado o pai da fábula moderna, sobre a natureza da fábula declarou: “É uma pintura em que podemos encontrar o nosso próprio retrato”.

FICHA ARTÍSTICA

Intérpretes João Farraia, Pedro Walter e Vera Santana

Cenografia Teresa Gafeira

Operação de luz e som Paulo Horta

TMJB | SALA EXPERIMENTAL | M/3
5 e 6 MAR | SÁB às 16H00 e DOM às 11H00
PREÇO: 5€ a 10€
RESERVAS: +351 212 739 360
COMPRAR: http://cta.bilheteiraonline.pt/